América do Sul

CrevronTexaco aumenta produção de óleo pesado na Venezuela

BNamericas
26/08/2004 03:00
Visualizações: 15

A petroleira norte-americana ChevronTexaco aumentará gradualmente no quarto trimestre a produção de seu projeto de melhoramento de óleo pesado Hamaca na Venezuela, depois de haver concluído, recentemente, a construção "segundo o programado", informou a companhia, na quarta-feira (25/08) em comunicado. 
O sistema de melhoramento atualmente produz 120 mil barris por dia de petróleo sintético, mas tem a capacidade de produzir 180 mil barris/dia a partir de uma matéria prima de 190 mil barris diários de petróleo extra pesado proveniente do Faixa do Orinoco.
A ChevronTexaco é dona de 30% do projeto Hamaca, avaliado em US$ 3,8 bilhões, a ConocoPhillips detém outros 30% e a petroleira estatal venezuelana PDVSA é proprietária dos 40% restantes. Os sócios trabalham através do agente operador Petroleira Ameriven.
O término da construção "dá respaldo à nossa estratégia upstream chave, de maximizar e elevar o valor do nosso negócio base, e chega em um momento importante, quando a demanda mundial de energia está crescento", afirmou o presidente da ChevronTexaco Overseas Petroleum, George Kirkland, no comunicado.
"O projeto Hamaca e a Venezuela em geral estão bem posicionados para ser constribuintes confiáveis de longo prazo para satisfazer esta demanda", concluiu.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13