Energia elétrica

Cresce 3%, em outubro, o consumo de energia no Brasil

Redação/Assessoria CCEE
07/11/2019 20:17
Visualizações: 197

Os dados coletados entre os dias 1º e 31 de outubro indicam um crescimento no consumo de energia de 3%. As informações são do boletim InfoMercado Quinzenal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

O consumo no Sistema Interligado Nacional – SIN atingiu 64.998 MW médios, frente aos 63.095 MW médios no mesmo período do ano passado. Já a geração de energia teve um acréscimo de 2,8% com 67.339 MW médios ante 65.510 MW médios em 2018.

O Ambiente de Contratação Regulada – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras (onde estão inseridos os consumidores residenciais, comerciais, industriais, rurais, serviços, iluminação pública e outros), apresentou crescimento no consumo de 2,6% em relação a outubro de 2018, considerando a mudança de clientes cativos para o Ambiente de Contratação Livre – ACL. Excluindo o impacto das migrações, o ACR registraria aumento de 4,7%.

Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores (como consumidores de atividade industrial/comercial/serviços), houve um crescimento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao excluir o impacto da migração de novas cargas, o mercado livre registraria uma retração de 0,9%.

Os segmentos da indústria avaliados pela CCEE que registraram maior crescimento de consumo foram: saneamento (20,2%), transporte (19,8%) e comércio (17,7%). A expansão desses setores está vinculada à migração dos consumidores para o mercado livre. Ao excluirmos este impacto, destaca-se o crescimento dos ramos alimentício (4,6%), bebidas (3,4%) e comércio (3,3%).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19