Energia

CPFL Renováveis anuncia primeira termelétrica a biomassa no Paraná

Essa é a segunda parceria da empresa para desenvolvimento, construção e operação de uma usina termelétrica a biomassa. O contrato foi firmado com a Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana Ltda, e o empreendimento será localizado no município de São Carlos do Ivaí, visando a pr

CPFL
03/08/2011 10:08
Visualizações: 1437
Em menos de uma semana, a ERSA/CPFL Renováveis firmou sua segunda parceria para desenvolvimento, construção e operação de uma usina termelétrica a biomassa. O contrato foi firmado com a Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana Ltda, e o empreendimento será localizado no município de São Carlos do Ivaí, no Paraná, visando a produção de energia elétrica e vapor d’água para o autoconsumo da usina e a venda da energia excedente pela sociedade controlada.

Há uma semana, a empresa anunciou investimentos de R$ 156 milhões na UTE Alvorada, também uma parceria, dessa vez com a Usina Alvorada Álcool e Açúcar, em Minas Gerais.

A potência instalada da UTE Coopcana será de 50 MW, dos quais 18 MW médios serão exportados como excedente. O projeto prevê investimentos de aproximadamente R$ 155 milhões e sua entrada em operação comercial está prevista para o primeiro trimestre de 2013, com início das obras em 2012.

A ERSA e a CPFL Energia comunicaram em abril a associação dos seus ativos de geração a partir de fontes renováveis (UTEs a biomassa, PCHs e parques eólicos) e a criação da CPFL Renováveis, operação que atualmente está em fase finalização. Com a associação, a UTE Coopcana será a sétima usina termelétrica a biomassa do grupo e a primeira no Paraná.

A primeira delas, a UTE Baldin (45MW), foi inaugurada em 2010. Além dela, a CPFL deve colocar em operação ainda em 2011 três outras unidades: UTE Bio Buriti (50 MW), UTE Bio Ipê (25 MW) e UTE Bio Formosa (40 MW). Em 2012, entrará em operação a UTE Bio Pedra, que acrescentará outros 70 MW à potência instalada do grupo; e no ano seguinte, a UTE Alvorada, com seus 50 MW.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Investimentos
Retomada dos investimentos da Petrobras no Amazonas
27/05/26
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
IBP
Brasil pode ampliar protagonismo como fornecedor global ...
27/05/26
Etanol de milho
Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de merc...
27/05/26
Parceria
Grupo Bravante anuncia associação à Abeemar e reforça co...
27/05/26
Firjan
No Dia da Indústria 2026, Firjan anuncia medidas para im...
27/05/26
Negócio
Vallourec conquista importantes contratos de line pipe c...
25/05/26
Bahia
Desenvolvimento Econômico impulsiona industrialização e ...
25/05/26
BOGE 2026
John Crane lança Performance Plus™ para otimizar manuten...
25/05/26
BOGE 2026
Começa nesta quarta (27) o maior evento de petróleo e gá...
25/05/26
BOGE 2026
Com produção em alta, independentes lideram debates na B...
25/05/26
Combustível
Etanol fecha a semana em recuperação moderada, mas merca...
25/05/26
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25