Pré-sal

Cosan solicita licença para construção do Rota 4

Redação/Assessoria
17/01/2020 13:52
Visualizações: 1285

A Cosan solicitou licença para construção da segunda etapa do gasoduto Rota 4. A obra irá aumentar a capacidade de transporte da produção de gás dos campos do pré-sal, de acordo com documento publicado pelo IBAMA.

A Cosan quer construir o gasoduto de 313 km que irá ligar os campos de pré-sal Carcará e Norte de Carcará operados pela Equinor a uma planta de processamento de gás na Ilha da Madeira, perto do complexo do Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, segundo o IBAMA. O gasoduto terá a capacidade instalada para transportar 10 a 15 milhões de m3/d.

O gasoduto do Rota 4B também passaria pelo campo de Mexilhão, operado pela Petrobras, que usa a plataforma do campo como um centro de exportação de gás para combustível produzido a partir de campos de pré-sal, como Lula Exterior. A Petrobras também está construindo uma planta de processamento de gás natural próximo ao Comperj e não muito longe fica o porto de Itaguaí. O gasoduto do Rota 4B também tem a participação da Petrobras, que recentemente assinou um memorando de entendimento envolvendo projetos de geração de gás e eletricidade.

O gasoduto é o mais recente de uma série de projetos de infraestrutura de gás natural a ganhar impulso nos últimos meses, depois que o governo lançou o programa Novo Mercado de Gás, no início deste ano, com o objetivo de acabar com o monopólio da Petrobras, abrindo o setor a um aumento da concorrência que reduziria os preços da energia e atrairia maior investimento privado.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20