Gás

Corte volta a opor Rússia e Ucrânia

Jornal do Commercio
05/01/2009 05:44
Visualizações: 242 (0) (0) (0) (0)

A Ucrânia e a Rússia voltaram a trocar acusações ontem sobre a culpa pela interrupção no fluxo de gás para alguns países da Europa, e as reduções no fornecimento causadas pela disputa entre os dois países avançaram para a República Tcheca e a Turquia. O oferta de gás natural da Rússia caiu 5% para a República Tcheca, a mais recente vítima de um impasse que começou quando a Rússia cortou o fluxo de gás para a Ucrânia no feriado de ano-novo em meio a uma disputa sobre dívidas e preços. "Este é o primeiro sinal da crise Rússia-Ucrânia na República Tcheca", disse um porta-voz da importadora de gás RWE Transgas.

 

A Alemanha, maior economia da Europa, anunciou que o fluxo de gás continua normal. Companhias de energia da União Européia afirmaram que não haveria efeitos sobre seus consumidores desde as interrupções não durem tanto tempo a ponto de baixarem as reservas. Analistas disseram que, se isso se prolongar por semanas, as situação na UE pode ficar difícil. Mais cedo, a Turquia também informou uma baixa na oferta, juntando-se a Polônia, Hungria, Romênia e Bulgária.

 

A Rússia tem acusado Kiev de roubar o gás destinado à Europa, mas a Ucrânia devolve as acusações, alegando que Moscou está cortando em mais da metade o fluxo de um importante gasoduto de exportação.

 

"A Naftogaz considera as ações da Gazprom como ameaças à segurança energética da Ucrânia e da Europa, podendo ter consequências imprevisíveis para todo o trânsito de gás no sistema europeu", afirmou a companhia estatal ucraniana em um comunicado. "Sentimos que a situação evoluiu para um ponto que justifica um encontro extraordinário", disse Radek Honzak, porta-voz da República Tcheca, que ocupa a presidência rotativa da UE.

 

 

A Ucrânia está desviando uma parte do gás destinado à UE desde que a Rússia suspendeu as remessas para a ex-república soviética. Pelos dutos da ex-república soviética são transportadas 80% das exportações da gigante russa Gazprom para a Europa.

 

Praga classificou a crise como "problema bilateral", mas iniciou esforços diplomáticos para evitar o desabastecimento. Ontem, o premiê Mirek Topolanek encontrou funcionários do governo ucraniano. Além da reunião do bloco, nesta segunda-feira, a presidência da UE anunciou planos de reunir-se com Moscou.

 

A ucraniana Naftogaz afirma que o desvio, equivalente a 7% das exportações diárias para a UE, é uma exigência técnica para manter a pressão nos gasodutos e diz que não usará suas reservas para facilitar as exportações russas.

 

A Gazprom e Naftogaz não chegaram a um consenso sobre o preço a ser pago pelo gás em 2009 e sobre supostas dívidas que Kiev considera quitadas. A Gazprom anunciou que fixará o preço do gás natural para a Ucrânia em janeiro em US$ 450 por 1.000 metros cúbicos, mais que o dobro do nível do ano passado, para tentar atrair o país de volta a negociações sobre um novo acordo de oferta.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Solar
Thopen inaugura 5 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.