Gasmig

Copam aprova, por unanimidade, licenciamento ambiental do gasoduto Centro-Oeste

Órgão colegiado aprovou o licenciamento dos gasodutos metálicos nas linhas laterais de Betim, Itaúna e Divinópolis.

Redação TN Petróleo/Assessoria Gasmig
30/01/2025 06:36
Copam aprova, por unanimidade, licenciamento ambiental do gasoduto Centro-Oeste Imagem: Divulgação GASMIG Visualizações: 1656

O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou, por unanimidade, o licenciamento ambiental dos gasodutos metálicos das Linhas Laterais de Betim, Itaúna e Divinópolis.

A reunião, ocorrida no dia 29/01, teve participação de órgãos como a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA).

"Estamos muito felizes com este resultado pois valida nosso compromisso com o meio ambiente. A proteção do meio ambiente está no DNA de nossa empresa. Sempre trabalhamos para minimizar qualquer impacto no meio ambiente, adotando medidas mitigadoras eficazes e atentos as demandas da sociedade", explica Carlos Camargo de Colón, Presidente da Gasmig.

As obras

A Gasmig vai emitir as autorizações de início de serviços para que as obras de implantação de gasodutos sejam iniciadas nesses municípios.

A previsão de conclusão das obras da Linha Tronco é julho de 2025, e o término das obras das linhas laterais tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2026.

"Estas obras são um marco para a Companhia. O gás natural é sinônimo de competitividade. Somos uma Companhia que investe no desenvolvimento da sociedade e sabemos que o gasoduto vai gerar muitos empregos", explica Carlos Colón.

Projeto Centro-Oeste

O Projeto Centro-Oeste prevê a ampliação do sistema de distribuição de gás natural (SDGN) da Gasmig em cerca de 300 km, e sua implantação se dará em etapas, com as obras iniciando no 1º semestre de 2024 e duração estimada de 24 meses.

Ao todo, serão investidos aproximadamente R$800 milhões. A nova rede vai passar por Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e Itaúna até chegar a Divinópolis.

Até dezembro de 2024 foram construídos 104km de rede, dos quais cerca de 92,2km são da Linha Tronco.

Já foram iniciadas as obras da Linha Lateral Igarapé-São Joaquim de Bicas, com construção de cerca 4,3km. As redes de PEAD nos municípios de Sarzedo e Juatuba, também já tiveram seu início, totalizando 7km de rede construídas.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23