Gasmig

Copam aprova, por unanimidade, licenciamento ambiental do gasoduto Centro-Oeste

Órgão colegiado aprovou o licenciamento dos gasodutos metálicos nas linhas laterais de Betim, Itaúna e Divinópolis.

Redação TN Petróleo/Assessoria Gasmig
30/01/2025 06:36
Copam aprova, por unanimidade, licenciamento ambiental do gasoduto Centro-Oeste Imagem: Divulgação GASMIG Visualizações: 1246

O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou, por unanimidade, o licenciamento ambiental dos gasodutos metálicos das Linhas Laterais de Betim, Itaúna e Divinópolis.

A reunião, ocorrida no dia 29/01, teve participação de órgãos como a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA).

"Estamos muito felizes com este resultado pois valida nosso compromisso com o meio ambiente. A proteção do meio ambiente está no DNA de nossa empresa. Sempre trabalhamos para minimizar qualquer impacto no meio ambiente, adotando medidas mitigadoras eficazes e atentos as demandas da sociedade", explica Carlos Camargo de Colón, Presidente da Gasmig.

As obras

A Gasmig vai emitir as autorizações de início de serviços para que as obras de implantação de gasodutos sejam iniciadas nesses municípios.

A previsão de conclusão das obras da Linha Tronco é julho de 2025, e o término das obras das linhas laterais tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2026.

"Estas obras são um marco para a Companhia. O gás natural é sinônimo de competitividade. Somos uma Companhia que investe no desenvolvimento da sociedade e sabemos que o gasoduto vai gerar muitos empregos", explica Carlos Colón.

Projeto Centro-Oeste

O Projeto Centro-Oeste prevê a ampliação do sistema de distribuição de gás natural (SDGN) da Gasmig em cerca de 300 km, e sua implantação se dará em etapas, com as obras iniciando no 1º semestre de 2024 e duração estimada de 24 meses.

Ao todo, serão investidos aproximadamente R$800 milhões. A nova rede vai passar por Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e Itaúna até chegar a Divinópolis.

Até dezembro de 2024 foram construídos 104km de rede, dos quais cerca de 92,2km são da Linha Tronco.

Já foram iniciadas as obras da Linha Lateral Igarapé-São Joaquim de Bicas, com construção de cerca 4,3km. As redes de PEAD nos municípios de Sarzedo e Juatuba, também já tiveram seu início, totalizando 7km de rede construídas.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Premiação
AVEVA recebe o prêmio de Parceiro de Manufatura do Ano 2...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae RN apresentará estudo sobre impacto do onshore no...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Implementos São Paulo expõe Semirreboque 1 eixo na Mosso...
25/11/25
Apoio Marítimo
Ambipar treina no litoral norte paulista para resposta a...
25/11/25
Margem Equatorial
Ineep reforça importância do papel da exploração de petr...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
ABPIP participa do Mossoró Oil & Gas Energy 2025 com pro...
24/11/25
Posicionamento
ONIP - Compromisso com uma Agenda Energética responsável...
24/11/25
Energia Elétrica
Prime Energy registra crescimento de 52% no volume de co...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy se consolida como hub energétic...
24/11/25
Etanol
Hidratado sobe pela 6ª semana consecutiva; anidro também...
24/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
PetroSupply Meeting impulsionará negócios no Mossoró Oil...
21/11/25
Premiação
Infotec Brasil é premiada na edição histórica do Ranking...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.