Gasmig

Copam aprova, por unanimidade, licenciamento ambiental do gasoduto Centro-Oeste

Órgão colegiado aprovou o licenciamento dos gasodutos metálicos nas linhas laterais de Betim, Itaúna e Divinópolis.

Redação TN Petróleo/Assessoria Gasmig
30/01/2025 06:36
Copam aprova, por unanimidade, licenciamento ambiental do gasoduto Centro-Oeste Imagem: Divulgação GASMIG Visualizações: 1367

O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou, por unanimidade, o licenciamento ambiental dos gasodutos metálicos das Linhas Laterais de Betim, Itaúna e Divinópolis.

A reunião, ocorrida no dia 29/01, teve participação de órgãos como a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA).

"Estamos muito felizes com este resultado pois valida nosso compromisso com o meio ambiente. A proteção do meio ambiente está no DNA de nossa empresa. Sempre trabalhamos para minimizar qualquer impacto no meio ambiente, adotando medidas mitigadoras eficazes e atentos as demandas da sociedade", explica Carlos Camargo de Colón, Presidente da Gasmig.

As obras

A Gasmig vai emitir as autorizações de início de serviços para que as obras de implantação de gasodutos sejam iniciadas nesses municípios.

A previsão de conclusão das obras da Linha Tronco é julho de 2025, e o término das obras das linhas laterais tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2026.

"Estas obras são um marco para a Companhia. O gás natural é sinônimo de competitividade. Somos uma Companhia que investe no desenvolvimento da sociedade e sabemos que o gasoduto vai gerar muitos empregos", explica Carlos Colón.

Projeto Centro-Oeste

O Projeto Centro-Oeste prevê a ampliação do sistema de distribuição de gás natural (SDGN) da Gasmig em cerca de 300 km, e sua implantação se dará em etapas, com as obras iniciando no 1º semestre de 2024 e duração estimada de 24 meses.

Ao todo, serão investidos aproximadamente R$800 milhões. A nova rede vai passar por Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme e Itaúna até chegar a Divinópolis.

Até dezembro de 2024 foram construídos 104km de rede, dos quais cerca de 92,2km são da Linha Tronco.

Já foram iniciadas as obras da Linha Lateral Igarapé-São Joaquim de Bicas, com construção de cerca 4,3km. As redes de PEAD nos municípios de Sarzedo e Juatuba, também já tiveram seu início, totalizando 7km de rede construídas.
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.