Jornal do Commercio
A Petrobras retirou da licitação para a construção P- 57 a exigência de que a conversão do casco da plataforma seja feita no estaleiro Sermetal, no Rio de Janeiro, único no País capacitado para tal fim. Com isso, a conversão do casco poderá ser realizada fora do Brasil. Segundo o gerente executivo de Exploração e Produção (E&P) para as regiões Sul e Sudeste, José Antônio de Figueiredo, a construção, no Sermetal, de navios que integrarão a frota da Transpetro vai coincidir com a P-57, podendo prejudicar o cronograma da plataforma. O Sermetal vai construir nove embarcações para a Transpetro, sendo cinco do tipo Aframax e quatro Panamax.
As licitações para a construção da P-55 e da P-57 foram canceladas e estão sendo refeitas. A Petrobras reabriu junto ao mercado as negociações para essas unidades. Da outra vez, as propostas entregues à estatal foram consideradas muito elevadas pela direção da companhia. Segundo o diretor de E&P, Guilherme Estrella, a Petrobras está buscando simplificar ao máximo os projetos, buscando reduzir os custos. Em relação à P-56, a estatal espera concluir até o final deste mês as negociações abertas com os mesmos consórcios e fornecedores da P- 51.
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