Petroquímica

Consumo de resina plástica crece 8% el 2004 no Brasil

BNamericas
26/07/2004 03:00
Visualizações: 212

O consumo brasileiro de resina plástica poderia crescer aproximadamente 8% em 2004 devido à crescente demanda de embalagens em razão da recuperação econômica do país, disse à imprensa José Coelho, presidente da associação paulista de fabricantes de resina Siresp.
O esperado crescimento também indica uma recuperação do setor, cujas vendas nacionais caíram 3,5% em 2003. Em 2004, com o crescimento do PIB projetado para 3,7% impulsionado pela demanda nacional e maiores exportações, espera-se que o setor de embalagens cresça 3% aproximadamente, comentou Coelho.
"O mercado nacional é bom, a demanda estrangeira é boa e os preços internacionais são muito bons", afirmou Coelho. "Estávamos preocupados proque nos últimos quatro anos, o setor se havia estancado e agora voltamos a níveis históricos de crescimento anual de 8% a 9%".
No primeiro semestre de 2004, o consumo de resina plástica, excluindo o PET, cresceu 11% a 1,77 toneladas em relação ao mesmo período do ano passado, já que a demanda aumentou fortemente neste segundo trimestre.
O aumento foi liderado por uma alta de 33% no consumo de polietileno linear de baixa densidade devido a que se utiliza para substituir outra resina usada como película de embalagem para alimentos, uma tendência mundial.
O consumo de polietileno cresceu 29% como resultado de maiores vendas de artigos eletrônicos e de casa e um aumento de 13% nas vendas de polietileno de alta densidade,  utilizado para fabricar garrafas de plastrico para líquidos de limpeza doméstica, detergentes e lubrificantes.
O consumo de polipropileno, que representa 28% do consumo de resina no Brasil, cresceu 10% devido à maior produção nas indústrias veicular e agrícola. A resina é muita usada em tapeçaria de veículos e bolsas para fertilizantes e grãos.
O consumo de PVC cresceu 1,1% já que a indústria da moradia ainda é instável pelas altas taxas de juros, explicou Coelho.
Como resultado da demanda nacional, as exportações de resina diminuíram 27% ante o primeiro semestre de 2003, cerca de 366 mil toneladas entre janeiro e junho deste ano. Entre fevereiro e abril, no entanto, as exportações haviam aumentado devido a que os produtores aproveitaram o aumento de preços internacionais da resina e a que a economia nacional parecia não estar se recuperando devido aos aparentes problemas políticos e econômicos.
As exportações cresceram 29% em março e 19% em abril em comparação com o ano passado, mas em maio e junho se reduziram 24% e 27%, respectivamente. "A recuperação econômica nos pegou de surpresa", destacou Coelho.
Nos primeiros seis meses de 2004, a produção cresceu 8,6% a 1,9 milhões de toneladas em relação ao mesmo período do ano anterior. Durante todo 2003, a produção alcançou 3,8 milhões de toneladas. No primeiro semestre, a produção também esteve limitada por paralisações por manutenção de várias plantas, informou.
"Isso levou a indústria a aproximadamente 79% de sua capacidade de produção de 5 milhões de toneladas ano", explicou Coelho.
"Estamos a ponto de alcançar a capacidade máxima de produção e próximos à capacidade de produção da indústria básica petroquímica", afirmou.
Com o consumo crescendo mais do que as existências esgotadas de produção, que caíram em aproximadamente 60 mil toneladas mensãis, há suficiente para suprir a demanda durante menos de 20 dias, precisou Coelho, destacando que os níveis de existência ideal são para 30 a 35 días.
Pese aos positivos indicadores do setor, este enfrenta uma possível estagnação no médio a longo prazo já que as margens diminuíram, devido a que o preço da nafta, a principal matéria prima da resina, aumentou e os preços de venda da resina estão limitados pelo menor poder aquisitivo dos brasileiros e o sólido poder de negociação dos grandes clientes, detalhou Coelho.
"Os preços nacionais da resina só aumentarão 15% para compensar a diferença com os preços internacionais", indicou.
Adicionalmente, dado que os produtores de etileno e propileno estão trabalhando quase a toda capacidade, não há estímulos para que os produtores de resina invistam em novas plantas. Outro fator que afeta os investimentos são as altas taxas de juros e custos de logística, afirmou.
"O mercado brasileiro é muito atrativo mas se esse é o único atrativo, a indústria internacional de petroquímicos produzirá onde os custos sejam mais baixos e exportará para p Brasil", destacou. "Ainda que tenhamos iniciado boas negociações para enfrentar estes problemas, necessitamos eliminar as barreiras para os investimentos para permitir que um novo ciclo investimento amadureça", concluiu.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19