ONS

Consumo de energia cresce de junho a julho, mas continua menor do que o de 2008

O consumo de energia elétrica no país, em julho, foi 1,5% maior do que o de junho, mas, na comparação com julho de 2008 foi 1,5% menor. Essa tendência vem se verificando desde o início da crise financeira internacional. Segundo o Boletim de Carga Mensal do Operador Nacional do Sistema (ONS), d

Agência Brasil
04/08/2009 10:16
Visualizações: 863

O consumo de energia elétrica no país, em julho, foi 1,5% maior do que o de junho, mas, na comparação com julho de 2008 foi 1,5% menor. Essa tendência vem se verificando desde o início da crise financeira internacional.

 

Segundo o Boletim de Carga Mensal do Operador Nacional do Sistema (ONS), divulgado ontem (3), a elevação constatada no mês passado contraria a tendência sazonal do período – uma vez que foram verificadas baixas temperaturas no mês de julho, inferiores às ocorridas no mesmo mês do ano passado.

 

“E pode indicar [o aumento do consumo em julho] uma evolução positiva com vistas à retomada do crescimento de carga de energia elétricas em alguns setores da indústria, principalmente na região sudeste do país", constatou o ONS.

 

O boletim indica que os valores preliminares para o Subsistema Sudeste/Centro-Oeste indicam um crescimento de 3,1% em julho, em relação a junho, no consumo de energia. Na comparação com julho de 2008, no entanto, a variação do consumo é negativa (-2%). Também no acumulado dos últimos doze meses, a demanda é negativa em 0,3%, na comparação com os doze meses imediatamente anteriores.

 

No Subsistema da Região Sul, houve queda de 1% no mês passado, em relação ao mês anterior. Em comparação com junho de 2008, a retração foi de 3%. No acumulado dos últimos doze meses, houve crescimento de 1,1%.

 

No Nordeste, houve variação positiva no consumo de energia de 1,7%, de junho para julho, mesmo percentual de expansão em relação a julho de 2008. Nos acumulado dos doze meses, a taxa foi de 1,3% de crescimento.

 


No Subsistema Norte, os valores preliminares indicam que, em julho, houve uma variação negativa de 1,% em relação a junho. Na comparação com julho do ano passado, verificou-se também uma variação negativa (-0,2%), enquanto o acumulado dos últimos doze meses apresentou um crescimento de 1,8% em relação ao mesmo período anterior.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23