Energia Elétrica

Consulta Pública debate regulação de subvenção econômica às distribuidoras de energia

Regras irão contemplar concessionárias com mercado próprio anual inferior a 350 GWh

Redação TN Petróleo/Assessoria ANEEL
17/05/2022 14:42
Consulta Pública debate regulação de subvenção econômica às distribuidoras de energia Imagem: Divulgação Visualizações: 2120

A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou, nesta terça-feira (17/5), a abertura de consulta pública para discutir a regulação da subvenção econômica às concessionárias de distribuição com mercado próprio anual inferior a 350 GWh. A proposta de consulta visa aplicar o disposto na Lei n. 14.299, de 05 janeiro de 2022, que definiu que essas concessionárias não poderão ter tarifas aplicáveis superiores às tarifas da concessionária de área adjacente e com mercado próprio anual superior a 700 GWh, localizada na mesma unidade federativa.

Na definição da Estrutura Tarifária de cada concessionária são avaliadas as curvas de cargas e redes, custos médios dos ativos, fator de carga, entre outras informações. Além da estrutura de custos de cada distribuidora (encargos, perdas, transporte, energia), e os sinais tarifários passíveis de flexibilização. O principal objetivo é repassar para o consumidor um sinal tarifário aderente aos custos do sistema. 

O parâmetro de comparação entre as distribuidoras deve preservar a estrutura das tarifas, seja da concessionária com direito a subvenção ou da concessionária adjacente. Neste aspecto, uma forma seria a avaliação agrupada da tabela tarifária nas dimensões dos grupos A e B, e TUSD (Tarifa de Uso dos Sistemas de Distribuição) e TE (Tarifa de Energia). A ANEEL propõe criar um indicador para definição de quando uma tabela tarifária de uma distribuidora é maior ou menor que de outra de tal modo que seja preservada essa Estrutura. 

Em fevereiro deste ano a Agência aprovou, considerando os processos de 2021, o ajuste do valor das tarifas aos consumidores do grupo B (principalmente residenciais) de sete distribuidoras de energia que receberam subvenção econômica, são elas a Empresa Força e Luz João Cesa Ltda. (EFLJC); Força e Luz Coronel Vivida Ltda. (Forcel); Empresa Força e Luz Urussanga Ltda.(Eflul);  Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe); Companhia Campolarguense de Energia (Cocel);  Cooperativa Aliança (Cooperaliança) e Distribuidora Catarinense de Energia Elétrica Ltda.(DCELT).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.