Hidrelétrica

Construtoras se unem para Belo Monte

Jornal do Commercio
19/01/2010 11:43
Visualizações: 195
Depois de protagonizarem o maior conflito dos últimos anos no processo de concessão das hidrelétricas do Rio Madeira, as rivais Odebrecht e Camargo Corrêa se uniram para disputar o empreendimento mais emblemático do Brasil na atualidade: a usina de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. A hidrelétrica será a terceira maior do mundo e a segunda maior do Brasil, perdendo apenas para Itaipu.


O consórcio, formado inicialmente pelas duas empresas, deve ganhar outros investidores de peso, como fundos de pensão, empresas elétricas e grandes consumidores de energia. Podem fazer parte do grupo o Funcef (fundo de pensão dos funcionários da Caixa), Cemig e até a Braskem, do grupo Odebrecht. Esses acordos, porém, ainda não foram concluídos.


Há algum tempo o setor e as próprias empreiteiras cogitavam a possibilidade de parcerias entre as construtoras para levantar Belo Monte. Só não esperavam que o acordo fosse fechado entre as duas maiores concorrentes da construção civil. Na última grande disputa do setor elétrico, a licitação das usinas do Rio Madeira, as duas empresas se engalfinham por causa de um contrato de exclusividade entre os fabricantes de equipamentos e a Odebrecht.


A Camargo Corrêa, que fazia parte do consórcio concorrente, levou o caso à Secretaria de Direito Econômico (SDE), que suspendeu a exclusividade dos contratos. O caso foi parar na Justiça, até que o governo desse um ultimato para que a briga terminasse. Por causa desse mal-estar, o setor acreditava mais numa parceria entre Odebrecht e Andrade Gutierrez.


Prevista para entrar em operação em 2015, a megahidrelétrica, de 11.233 megawatts (MW) de potência (ou 4.600 MW médios), custará algo em torno de R$ 16 bilhões, volume que justifica consórcios recheados de grandes investidores. A expectativa do governo é que haja, pelo menos, dois grupos para disputar o leilão da usina. Além do grupo da Camargo Corrêa e Odebrecht, o outro consórcio em negociação pode contar com a Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil), Vale, CPFL Energia e o Grupo Neoenergia.


Há ainda nomes de peso no setor elétrico que não anunciaram de que lado vão ficar, como é o caso da Tractebel, do grupo franco-belga Suez, sócia da Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira. Cogita-se que a empresa, assim como a Alcoa, poderá entrar no grupo da Odebrecht e Camargo Corrêa. A estatal Eletrobrás deverá se tornar sócia do consórcio vencedor. Outro grande nome que merece atenção é a construtora Andrade Gutierrez. Com a união de Camargo e Odebrecht, a participação da empresa no empreendimento fica incerta, afirmam especialistas.



licença ambiental. Como a licença ambiental ainda não saiu, muita negociação pode acontecer nas próximas semanas. A construção de Belo Monte, em discussão desde a década de 70, será um dos maiores desafios de engenharia brasileira, que acumula anos de know-how na construção de hidrelétricas em todo o mundo. Ao contrário das demais usinas do País, Belo Monte será construída em três áreas diferentes. A primeira obra, que inclui o vertedouro principal e a casa de força complementar, ficará a 40 quilômetros de Altamira (PA) e terá capacidade de 233 MW.
 
 
A partir desse local, serão construídos dois canais - cujas escavações serão semelhantes às do Canal do Panamá, considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno - que vão desviar parte da água do Rio Xingu para o reservatório. O nível do lago será controlado por uma barragem complementar. Seguindo rio abaixo, será instalada a casa de força principal, com 20 turbinas, com capacidade para gerar 11 mil MW.


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse ontem que já não há mais obstáculos para o licenciamento da usina, que teve sucessivos atrasos em sua licitação. "Havia inúmeros problemas no projeto inicial que foram sendo solucionados aos poucos. Tínhamos problemas de todos os tipos, desde a extinção de espécimes de peixes a questões sociais", destacou o ministro, que participou ontem do lançamento de projeto ambiental para o aproveitamento do gás produzido num aterro sanitário como combustível. Segundo Minc, o processo para a concessão do licenciamento está passando apenas pelos últimos acertos burocráticos e isso deve ser concluído dentro de duas semanas, ou no mais tardar ao longo do mês de fevereiro.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.