Projeto

Construção do Teval começará este mês

<P>A operadora portuária Libra Terminais e a concessionária ferroviária MRS Logística planejam iniciar as obras do Terminal Marítimo do Valongo (Teval), no Porto de Santos, ainda este mês. A nova unidade retroportuária terá capacidade para movimentar cerca de 300 mil contêineres ao ano, dev...

A Tribuna
17/04/2008 00:00
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A operadora portuária Libra Terminais e a concessionária ferroviária MRS Logística planejam iniciar as obras do Terminal Marítimo do Valongo (Teval), no Porto de Santos, ainda este mês. A nova unidade retroportuária terá capacidade para movimentar cerca de 300 mil contêineres ao ano, deverá ficar pronta até dezembro e irá criar 200 postos de trabalho na região.

Os detalhes do projeto foram anunciados ontem, no primeiro dia da 14ª edição da Intermodal South America, a maior feira de Transportes, Logística e Comércio Exterior do continente sul-americano. O empreendimento havia sido revelado em reportagem exclusiva de A Tribuna, publicada no último dia 4 de março.

O principal serviço do Teval será otimizar o fluxo rodoferroviário da Margem Direita do cais santista. Hoje, uma carga transportada em trem, quando chega ao porto, tem de seguir no vagão até o local onde será embarcada de trem. Na nova instalação, será possível repassá-la para um caminhão, que a levará até o navio.

O terminal, erguido em uma área de 140 mil metros quadrados da MRS, fica entre as avenidas Martins Fontes e Augusto Barata (Retão da Alemoa), na entrada da Cidade.

De acordo com o presidente da MRS, Júlio Fontana Neto, a operação e o investimento — exatamente R$ 97,5 milhões — na área serão feitos pela Libra. ‘‘É uma parceria. A Libra vai trabalhar a área, mas a MRS detém a concessão e vai fazer o trem chegar porque terá um pátio’’.

Segundo o gerente-geral do Teval, Rodrigo Paixão de Lima, destacado dos quadros da Libra para coordenar o empreendimento, cerca de 60% da área da instalação será direcionada à movimentação dos cofres e 40%, para carga de projeto, normalmente equipamentos superdimensionados, como partes de usinas nucleares.

A reserva do empreendimento para contêineres não será exclusiva da Libra. A empresa opera quatro terminais na Baixada Santista — dois portuários e um recinto especial para exportação (Redex) em Santos e um pátio de caminhões em Cubatão. ‘‘É chapa branca. Qualquer um poderá mandar suas cargas para lá’’, afirmou o executivo.

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