Sísmica

Considerado o maior levantamento sísmico em águas ultraprofundas, Petrobras conclui projeto no Campo de Búzios

Redação/Agência Petrobras
22/11/2019 11:49
Considerado o maior levantamento sísmico em águas ultraprofundas, Petrobras conclui projeto no Campo de Búzios Imagem: Divulgação Visualizações: 665

A Petrobras comunica que concluiu o maior levantamento sísmico do mundo, na área da Cessão Onerosa de Búzios, localizada na Bacia de Santos, a cerca de 200km da cidade do Rio de Janeiro. O projeto chamado de 3D Búzios Nodes foi iniciado em novembro de 2018 e utilizou a tecnologia OBN (ocean botton nodes) para deposição de receptores no fundo do oceano em 6.600 posições, em uma área de 1.620km2, equivalente a quatro baías de Guanabara, a profundidades que variaram entre 1.600 a 2.200m. A técnica utilizada está entre a mais modernas na construção de imagens tridimensionais de alta resolução de reservatórios de petróleo.

O trabalho foi realizado em parceria com a empresa CGG (Compagnie Générale de Géophysique) e a Seabed Geosolutions, que utilizou o modelo Manta® como receptor sísmico. Esse modelo é capaz de registrar os dados continuamente por 75 dias em até 3.000m de profundidade.

Para a aquisição de dados, os receptores OBN registraram as reflexões sísmicas geradas por ondas acústicas emitidas por um navio fonte. A partir de agora as informações registradas passarão pela etapa de processamento sísmico, que consiste na aplicação de técnicas computacionais específicas na criação do imageamento da geologia em subsuperficie. O produto deste trabalho resultará em um dado geofísico de elevada qualidade.

As informações obtidas por este levantamento irão apoiar o desenvolvimento e o gerenciamento da produção do campo de Búzios, maximizando a economicidade e o fator de recuperação do campo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13