Petrobras

Conselheiros da Petrobras visitam o Cenpes

Integrantes do Conselho de Administração conheceram tecnologias em desenvolvimento no Centro de Pesquisas da companhia e o novo Laboratório de Inovação em Segurança

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
25/10/2021 19:20
Conselheiros da Petrobras visitam o Cenpes Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 790

Integrantes do Conselho de Administração da Petrobras estiveram, na segunda-feira (18/10), no Centro de Pesquisas da empresa (Cenpes), o maior da América Latina, com 147 laboratórios instalados. Dentre os laboratórios visitados pelos conselheiros, teve destaque no roteiro o Safety Innovation Lab, um laboratório criado especificamente para desenvolver tecnologias que promovam a segurança das pessoas. O laboratório já conta com cerca de 70 projetos em andamento e mais de 30 parceiros, entre empresas e startups.
“Os conselheiros da Petrobras puderam interagir e conhecer como são desenvolvidas nossas tecnologias e inovações, além de observar como o Cenpes está inserido na execução da estratégia tecnológica da companhia”, avaliou o Diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, Nicolas Simone.  “O Safety Innovation Lab é um exemplo do comprometimento da Petrobras com a saúde e a segurança dos colaboradores. No laboratório, são desenvolvidas e testadas soluções para reduzir a exposição das pessoas a riscos e garantir a segurança das atividades da Petrobras”, complementou.
Uma linha de pesquisa que já vem sendo aplicada no laboratório é o uso de Inteligência Artificial para detectar situações de perigo por meio de câmeras de monitoramento. O projeto foi batizado de Anjo da Guarda e já há câmeras operando com essa tecnologia em unidades operacionais da companhia. O sistema aciona um alarme ao detectar riscos como focos de fogo e fumaça, profissional sem equipamento de proteção e posicionamento inseguro como, por exemplo, alguém embaixo de uma carga. O projeto Anjo da Guarda também contará com a incorporação de wearables como parte dos Equipamentos Individuais de Segurança (EPIs), possibilitando o monitoramento da geolocalização e de parâmetros ambientais e fisiológicos que indiquem antecipadamente situações de risco potencial, permitindo agir proativamente.

O laboratório se dedica também a soluções para treinamento em segurança com uso de Realidade Virtual e da linguagem de “games” em alguns casos. Um dos projetos em teste é o kit simulador de incêndio com óculos de imersão que permite recriar uma cena real de incêndio em ambiente tridimensional. O simulador também é capaz de reproduzir as sensações reais por meio de equipamentos que reproduzem as sensações reais de peso do material, das forças de reação da mangueira de combate ao incêndio, proporcionais ao aumento da vazão do fluxo de água e do calor, reproduzido em um colete que esquenta de acordo com a proximidade do foco de incêndio. 
Outro projeto em andamento é o Plan360, uma espécie de GoogleMaps da plataforma, que permite navegar por todas as áreas da planta, avaliando os detalhes remotamente em terra. A tecnologia possibilita a redução da necessidade de embarques para inspeções e planejamentos de obras de manutenção. Além disso, está sendo ampliado o uso de sistemas de comunicação e interação para assistência remota, com uso de óculos e demais equipamentos de realidade aumentada, o que permite a interação de operadores de campo com especialistas em terra ou mesmo assistência remota de consultores, de forma imediata, sem a necessidade de aguardar deslocamentos e embarques.

Cenpes
O Cenpes é o maior centro de pesquisas da América Latina, com 308 mil m² e 147 laboratórios e plantas pilotos instalados, mais de 8 mil equipamentos, muitos com tecnologia de ponta. Seu pessoal, altamente capacitado, desenvolve e aperfeiçoa tecnologias que suportam e viabilizam o negócio da Petrobras que aposta na tecnologia e na inovação como alavanca para os seus negócios. Em sua quarta visita ao Cenpes, Eduardo Bacellar, presidente do Conselho de Administração da Petrobras, declarou estar fascinado com o que viu dessa vez. “É impressionante o trabalho de todos, a competência, a criatividade a inovação e a certeza de que a Petrobras se prepara para o futuro e que os desafios estão sendo vencidos. E é desafiador também para nós, do Conselho de Administração, correspondermos a tudo que está sendo feito na Petrobras. Temos que focar nos caminhos e nas estratégias que viabilizem o que está sendo feito aqui”, disse.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20