Fiscalização

Conselheiro e Inspetoria do TCE visitam o Porto de Paranaguá

Acompanhados do ex-presidente Conselheiro Fernando Guimarães, integrantes da 4ª Inspetoria de Controle Externo (ICE) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) estiveram no Porto de Paranaguá na quarta-feira (27). O motivo da visita foi entender como funciona a auta

APPA
28/03/2013 08:40
Visualizações: 1189
Acompanhados do ex-presidente Conselheiro Fernando Guimarães, integrantes da 4ª Inspetoria de Controle Externo (ICE) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) estiveram no Porto de Paranaguá na quarta-feira (27). O motivo da visita foi entender como funciona a autarquia que, neste biênio, será acompanhada pela equipe designada. Recepcionados pela diretoria da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), eles puderam sanar dúvidas sobre as operações portuárias, inclusive com uma visita ao cais.

O Conselheiro Fernando Guimarães é o responsável pela 4ª ICE que, este ano e o próxima, fiscaliza as contas da Appa e das demais autarquias da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seil). A inspetoria é coordenada por Rita de Cássia Mombelli, que deixou a Coordenadoria Geral do TCE para reassumir a função. Os trabalhados dessa equipe, no Porto, começaram no final de fevereiro. Porém, esta é a primeira visita do grupo de trabalho ao porto.

“Já estivemos na Secretaria de Infraestrutura e Logística, onde nos encontramos com o secretário José Richa Filho e o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino. Agora, nessa segunda etapa da visita, viemos ao Porto de Paranaguá para conhecer suas especificidades, estrutura, operações, dificuldades e limitações”, explica a inspetora.

Ainda de acordo com ela, cada órgão tem suas características e situações peculiares e o conhecimento e entendimento dessas se fazem necessários antes de qualquer ação de fiscalização ou julgamento. “Estamos nos inteirando e conhecendo o porto, onde nossa equipe vai estar, pelo menos uma semana ao mês. Já estamos organizando uma segunda visita com o mesmo objetivo dessa primeira”, afirma Rita.

Assim como os demais diretores, o diretor empresarial Lourenço Fregonese se colocou à disposição para fornecer ao TCE toda informação necessária para que o órgão exerça a sua fiscalização. “Estamos aqui focados no desenvolvimento do estado e dos portos do Paraná. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para que esta administração seja a mais transparente possível”, garante.


Tribunal

Segundo informações do Tribunal, as ICEs fazem o controle in loco de órgãos estaduais. São fiscalizadas questões de ordem contábil, financeira, operacional e patrimonial. Essas equipes técnicas realizam o trabalho diretamente nos órgãos fiscalizados, por meio do monitoramento e acompanhamento de despesas, utilizando como ferramenta o Sistema Estadual de Informação (SEI).
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.