Inovação

Concremat Ambiental desenvolve soluções digitais para licenciamento ambiental no setor de energia

Redação/Assessoria
13/11/2019 18:30
Visualizações: 1431 (0) (0) (0) (0)

Como parte de suas iniciativas em inovação, a Concremat Ambiental desenvolveu, "dentro de casa", três soluções digitais com base na plataforma do ArcGIS para agilizar as diversas fases que envolvem o processo de licenciamento ambiental.

O valor recorde apurado no último leilão e o interesse de investidores vêm gerando oportunidades em toda a cadeia do setor elétrico. Com forte atuação neste setor, a companhia criou uma ferramenta de avaliação estratégica dos Lotes de Transmissão de Energia apresentados nos Leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Sistema de Interferências Ambientais – SIA - identifica e analisa das principais interferências ambientais nos traçados propostos.

Publicidade

A solução atua na apresentação e listagem das interferências ambientais identificadas para cada empreendimento selecionado com três níveis de análise. Tais informações possibilitam um planejamento mais confiável do licenciamento ambiental, pois apoiam a definição do tipo de processo, estudo aplicável, prazos e custos futuros associados.

Outra ferramenta é o GeoFauna, que coleta em campo, por meio de smartphones e tablets, dados de animais resgatados, afugentados ou encaminhados para atendimento médico-veterinário de forma padronizada, georreferenciada, e alimenta uma base de dados disponível em tempo real.

Por fim, a unidade de Meio Ambiente da Concremat criou um painel de análise de dados interativo elaborado na plataforma web Operations Dashboard for ArcGIS. Com a plataforma é possível analisar os dados coletados pelas equipes que usam o GeoFauna em campo. "Estes dados são filtrados em tempo real conforme demanda interna, do órgão fiscalizador, ou do cliente. A ferramenta gera uma análise rápida, dinâmica e unificada dos dados coletados pelas equipes de campo", explica Rafael Pontes, analista ambiental da Concremat.

"Essas inovações garantem mais confiança na qualidade dos dados levantados em campo, evitando assim ruído na obtenção das informações como georreferenciamento, fitofisionomias e fluxos de trabalho, além de garantir rapidez no processamento desses dados", frisa o coordenador de Geoprocessamento da Concremat, Benoit Lagore.

Benoit destaca ainda que as soluções fazem parte da fase inicial de inovação da unidade de Meio Ambiente da Concremat. "Essas ferramentas são apenas uma primeira etapa. Queremos ampliar o uso a outras áreas de atuação do meio ambiente, como a flora, o meio físico, socioeconômico e segurança do trabalho".

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa na próxima semana
05/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Grupo Omni Helicopters International leva drones de alta...
04/09/25
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23