Dando prosseguimento às metas do Governo Federal de dar competitividade e eficácia aos portos brasileiros, a Comissão Nacional das Autoridades nos Portos (Conaportos) realizou reunião, na quarta-feira (22), no Porto de Vitória. O encontro foi conduzido pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da Secretaria de Portos (SEP), Rogério de Abreu Menescal, pelo assessor especial da Casa Civil, Jesualdo Conceição da Silva, e pelo presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Clovis Lascosque.
Durante a reunião foi apresentado um breve resumo sobre as ações da Conaportos. “Destravar os portos é uma prioridade nacional. Se as comissões locais da Conaportos fizerem sugestões para agilizar as operações portuárias, estas seguirão para Brasília para serem discutidas e implementadas”, sublinhou Jesualdo. Foi também debatido temas como: Implantação do Porto 24 Horas; Integração das informações do Porto sem Papel (PSP); portos secos e marítimos; falta de pessoal para atender as demandas operacionais; etc.
Do encontro participaram representantes dos seguintes órgãos federais: Polícia Federal, Marinha, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Anvisa, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Alfândega e Codesa. Os diretores da Codesa, Hugo José Amboss Merçon de Lima e Danilo Roger Marçal Queiroz, também participaram da reunião.