Brasil/Alemanha

Complexo do Pecém detalha HUB de Hidrogênio Verde para governo e potenciais investidores da Alemanha

Redação TN Petróleo/Assessoria
26/05/2021 12:22
Complexo do Pecém detalha HUB de Hidrogênio Verde para governo e potenciais investidores da Alemanha Imagem: Divulgação Visualizações: 474 (0) (0) (0) (0)

Com o objetivo de discutir os potenciais para o Hidrogênio Verde (H2V) no Brasil, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) do Rio de Janeiro realizou, ao longo desta terça-feira (25), um workshop com representantes dos governos de Brasil e Alemanha, além de potenciais investidores nacionais e internacionais. Na ocasião, a diretora comercial do Complexo do Pecém, Duna Uribe, deu detalhes sobre o HUB de Hidrogênio Verde que será implantado no Ceará e como os diferenciais competitivos do Complexo do Pecém podem transformar o Estado em um grande produtor e exportador do combustível limpo.

Segundo Duna, o Complexo do Pecém possui todas as vantagens competitivas para se tornar um grande cluster de Hidrogênio Verde. “Temos um enorme potencial de geração de energias renováveis, além de uma localização estratégica; incentivos tributários diferenciados de uma ZPE; infraestrutura robusta; e um ecossistema de negócios sólido, incluindo a parceria com o Porto de Roterdã, que será o HUB importador de H2V para a Europa”, complementa.

A diretora comercial do Complexo do Pecém lembra, ainda, que uma área de 200 hectares, com forte potencial para a produção de Hidrogênio, já foi identificada nas dependências do Complexo. De acordo com projeções, caso seja instalado nesta área, o HUB de Hidrogênio Verde do Ceará teria capacidade para produzir, anualmente, cerca de 900 mil toneladas do combustível limpo.

“Estamos no Ceará, um Estado onde mais de 45% da matriz energética já é proveniente da geração eólica. No futuro, esse percentual vai superar 70%, incluindo a energia solar fotovoltaica. Esse potencial natural do Ceará e do Nordeste como um todo, aliado aos diferenciais do Complexo do Pecém, nos leva a crer que teremos, no HUB de Hidrogênio Verde, uma capacidade de eletrólise (processo no qual se obtém o H2V) de 5 gigawatts (GW)”, pontua Duna.

Quem também endossou o potencial da região Nordeste para a geração de energias renováveis e, consequentemente, de Hidrogênio Verde, foi Ansgar Pinkowski, gerente de Inovação e Sustentabilidade da AHK Rio de Janeiro “A oportunidade para o Nordeste é gigantesca, pois, além de ser uma região geograficamente favorecida nas rotas para Europa e Estados Unidos, tem essa aptidão natural para a geração de energias limpas. Isso é fundamental para o desenvolvimento da cadeia de H2V na área, que tem tudo para se destacar”, diz.

Ainda segundo Pinkowski, a Alemanha estima investir 9 bilhões de euros, até 2030, para descarbonizar o país, dos quais 2 bilhões de euros serão destinados à importação de hidrogênio, preferencialmente verde, de países parceiros. Conforme Peggy Schulz, representante do Ministério Federal de Economia e Energia Alemão, neste contexto o Brasil desponta como um “ótimo exemplo de importação possível e economicamente viável para a cadeia de H2V”, comenta.

Divulgação

“O Hidrogênio Verde é uma tecnologia nova, que tem um consumo interno ainda pequeno na Alemanha. Até 2030, entretanto, estimamos um aumento massivo nessa demanda, principalmente na indústria e no setor de transportes. Dessa forma, além de aumentar nossa produção doméstica, teremos que importar o Hidrogênio Verde para atender às necessidades locais”, finaliza Peggy Schulz.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe assinam termo de parceria para reduzir...
14/04/25
Eficiência Energética
Foresea desenvolve tecnologias para redução de emissões ...
14/04/25
Oferta Permanente
ANP contempla Margem Equatorial nos Blocos do 5º Ciclo d...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22