Redação/Assessoria Firjan
Mesmo com o crescimento do consumo em torno de 20% desde 2015, o GNV (Gás Natural Veicular) mantém a sua competitividade frente à gasolina e ao etanol no estado do Rio. A avalição consta da Nota Técnica ‘O valor do GNV para o Rio de Janeiro’, divulgada nesta sexta-feira (30/11) pela Firjan.
Conforme o documento, a competitividade do GNV não deve ser limitada aos preços na bomba dos postos de combustíveis, já que os ganhos econômicos e sociais são enormes para a sociedade fluminense. De acordo com a nota técnica, é importante que o consumidor cruze o preço do combustível com o índice de eficiência.
Quando comparado com a gasolina e o etanol, a conta da eficiência do consumo de cada um destes combustíveis no estado do Rio, pelo preço mensal por quilômetro, mostra o GNV até 60% mais barato. Além disso, o consumidor que adotar o kit de GNV terá direito a uma redução de 62,5% na alíquota do IPVA, de 4% para 1,5%.
Assim, considerando todos os benefícios do GNV mesmo para um motorista que use pouco o carro, rodando em média 500 quilômetros por mês, nos últimos 12 meses este consumidor economizaria entre R$ 2.800 e R$ 3.000 frente ao uso de gasolina ou etanol.
A competitividade do GNV no estado do Rio será um dos temas abordados durante o lançamento da publicação “Perspectivas do Gás Natural no Rio de Janeiro 2018-2019” nesta segunda-feira (3/12) na sede da Firjan.
Para ler a Nota Técnica sobre a competitividade do GNV acesse o link https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/o-valor-do-gnv-para-o-rio-de-janeiro.htm#pubAlign
Fale Conosco
21