Siderurgia

Companhia Siderúrgica do Atlântico será inaugurada hoje

Depois de sucessivos adiamentos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura hoje (18) a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), na zona oeste do Rio. Parceria entre a alemã ThyssenKrupp e a Vale, a CSA é o maior investimento privado realizado no Brasil nos últimos 15 anos. O mais modern

Redação TN
18/06/2010 11:07
Companhia Siderúrgica do Atlântico será inaugurada hoje Visualizações: 1004

Depois de sucessivos adiamentos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura hoje (18) a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), na zona oeste do Rio. Parceria entre a alemã ThyssenKrupp e a Vale, a CSA é o maior investimento privado realizado no Brasil nos últimos 15 anos. O mais moderno complexo siderúrgico do mundo recebeu investimentos de 5,2 bilhões de euros (U$8,2 bilhões) e irá produzir 5 milhões de toneladas por ano de placas de aço, aumentando em 40% as exportações brasileiras.


 
Seu principal acionista, a ThyssenKrupp Steel, maior produtor de aço da Alemanha e um dos maiores do mundo, participa do empreendimento com 73,13% do total dos recursos, e a Vale, que será responsável pelo fornecimento do minério de ferro, com 26,87%. O complexo siderúrgico foi construído em uma área de 9 km² no Distrito Industrial de Santa Cruz, no Município do Rio de Janeiro.


 
O projeto inclui um porto com dois terminais – um responsável pelo recebimento de 4 milhões de toneladas/ano de carvão mineral e outro pelo escoamento da produção de 5 milhões de toneladas/ano de placas de aço. Quando estiver em pleno funcionamento, a ThyssenKrupp CSA destinará toda sua produção ao mercado externo – 60% para os Estados Unidos e os 40% restantes para a Alemanha – o que representará uma quantidade suficiente para elevar em 40% a exportação brasileira de aço.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19