Gás Natural

Compagas contrata novo supridor de gás natural para o Paraná

Redação TN Petróleo/Assessoria
13/10/2022 13:27
Compagas contrata novo supridor de gás natural para o Paraná Imagem: Divulgação Visualizações: 1737

A Compagas assinou um novo contrato de suprimento de gás natural com a paranaense Tradener para atendimento aos seus consumidores. O acordo firmado prevê a entrega de até 300 mil m³ por dia de gás para a Compagas na modalidade interruptível, ou seja, quando a demanda pode ser interrompida ou reativada, diante da disponibilidade de molécula e transporte por parte dos agentes supridores. O novo contrato faz parte da iniciativa da Compagas na busca por uma maior competitividade e diversificação na oferta de suprimento para o Paraná.

Este é o primeiro grande contrato firmado pela Compagas com supridor alternativo à Petrobras para fornecimento de gás natural canalizado ao Estado. O gás a ser recebido nesta contratação é oriundo da Bolívia e, por ser um modelo de contrato interruptível, a Companhia buscará as melhores oportunidades para receber o suprimento no Paraná. “O nosso foco é uma redução do preço médio do gás natural e esse novo contrato, certamente, vai nos auxiliar a obter um maior ganho de competitividade em nosso portfólio de suprimento e, consequentemente, para nossos consumidores”, destaca o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr. Os resultados obtidos com o novo contrato serão refletidos para os usuários de gás natural canalizado do Estado por meio do mecanismo de atualização das tarifas (Conta Gráfica), conforme resolução vigente da Agepar.

Para o presidente da Tradener, Walfrido Avila, esse novo contrato é um marco para o mercado de gás paranaense. “É um momento importante para as empresas e também para a abertura de mercado de gás no Paraná. Somos certos que o mercado livre de gás, assim como aconteceu no setor da energia elétrica, trará novos players e contribuirá para a criação de novos empregos e no desenvolvimento de profissionais. A Tradener está muito contente com essa parceria com a Compagas”, ressalta.

Lamastra também explica que esse contrato é oriundo de testes preliminares realizados pela Compagas no primeiro semestre do ano. “A modalidade interruptível é nova para a Companhia, no entanto, o teste realizado em junho, com a própria Tradener, indicou ser uma solução para a diversificação de portfólio e atração de novos supridores para o Estado, principalmente em função das restrições encontradas para o transporte do gás ainda existentes no Paraná”, comenta. Atualmente, há uma indisponibilidade de capacidade de saída de transporte, totalmente ocupada pela Petrobras pela alocação de antigos contratos de transporte, o que dificulta, no curto prazo, a viabilização de novos contratos de fornecimento firme no Estado.

Com esse contrato a Companhia encerra a Chamada Pública Coordenada para contratação de suprimento aberta em 2021, a CP22. Esta foi uma iniciativa das distribuidoras MSGÁS, GasBrasiliano, Compagas, SCGÁS e Sulgás e teve como principal objetivo oferecer mais competitividade aos mercados cativos atendidos, mediante o impulso da concorrência na oferta de gás natural.

Compagas tem nova chamada pública em aberto  – Na busca contínua pela competitividade e pela maior diversificação de supridores, a Compagas está com nova chamada pública em andamento para aquisição de gás natural. Com a CP23 (como é denominado o processo) a empresa planeja comprar 70 mil m³/dia de gás para complementar os contratos vigentes e atender ao mercado cativo a partir de 2023; para 2024 e 2025, o volume firme a ser contratado é de mais de 500 mil m³/dia. A empresa também deseja receber propostas para contratação de volumes na modalidade interruptível.

Esta é a terceira chamada pública para aquisição de gás natural lançada pela Compagas nos últimos três anos. As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail chamadapublicagn@compagas.com.br até o dia 17 de outubro de 2022. Os documentos da Chamada Pública e o Termo de Referência estão publicados em compagas.com.br.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.