Financiamento

Como as federações de indústrias podem ajudar sua empresa

Em pelo menos sete estados, as federações esclarecem dúvidas, orientam e negociam melhores condições de crédito para as empresas junto a bancos. CNI quer estender o serviço a todo o Brasil.

Agência CNI de Notícias/Redação
03/03/2016 15:48
Visualizações: 411

São inúmeras as dificuldades que os empresários enfrentam para conseguir crédito. Burocracia excessiva, informação desencontrada, taxas altas e falta de apoio são só algumas delas. Some os impedimentos tradicionais às restrições impostas pela crise e o cenário está completo. Não à toa, pesquisas da Confederação Nacional da Indústria (CNI) vem mostrando que conseguir financiamento está cada vez mais complicado. A última Sondagem Industrial de 2015 apontou que o índice de acesso ao crédito chegou a 30,5 pontos no último trimestre. É o segundo patamar mais baixo desde 2013.

Contornar esses problemas motivou diversas federações estaduais de indústrias a criar mecanismos para ajudar as empresas na hora de conseguir recursos. Em pelo menos sete estados, existem núcleos ou funcionários que orientam gestores sobre as melhores alternativas de financiamento para as necessidades dos negócios.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por exemplo, conseguiu uma parceria com o Banco do Nordeste, operador do Fundo Constitucional do Nordeste, para criar um cartão de crédito com limite pré-aprovado de R$ 3 milhões que pode ser usado em qualquer lugar que aceite pagamento com cartão. A iniciativa deve se espalhar em outros estados da região. A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), por sua vez, oferece estudos completos sobre a situação financeira e as opções mais adequadas para as necessidades de cada empresa.

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Caixa Econômica Federal, criou o projeto Quinta do Crédito. Todas as quintas-feiras, donos de pequenos negócios recebem de profissionais das instituições envolvidas orientações sobre tomada de empréstimos. No Rio Grande do Sul, a Federação das Indústrias (FIERGS) organiza seminários de crédito para melhorar o acesso à informação em cidades do interior. Com base nas experiência de sucesso, a CNI planeja padronizar e estender os projetos para todo o Brasil.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13