acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Intercâmbio

Comitiva colombiana chega ao Brasil para discutir ações regionais em eficiência energética

16/11/2016 | 12h09

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) e a Red Colombiana de Conocimento em Eficiência Energética (Reciee) se reuniram para promover um intercâmbio de conhecimento e experiências no setor de energia e discutir a possibilidade de promover ações regionais em eficiência energética.

Entre os temas discutidos, para eventual implementação nos principais países da América do Sul, estão o Programa de Melhoria Contínua que prevê que as ações de eficiência energética não mais se limitem a ações pontuais, mas que sejam acompanhadas e analisadas continuamente por ESCOs (Energy Service Company) qualificadas. “Esta é uma ação que traz enormes benefícios para as empresas e para a estrutura energética do país pois são constantes, diluídas ao longo do tempo e com maiores facilidades de planejamento financeiro rumo à excelência energética”, explica o assessor executivo da Abesco, Bruno Leite.

Nesse sentido, também foi apresentada a ideia, como ação complementar, de transformar o Qualiesco numa certificação regional avalizada por instituições acadêmicas isentas que avaliarão vários processos relacionados à eficiência energética: iluminação, refrigeração, motorização, climatização, entre outros. “Para a renovação da certificação os processos seriam periodicamente validados através da realização de cursos, realização de projetos, participação em workshops e congressos trazendo com isso um diferencial competitivo para as empresas e a certeza do grau de comprometimento e nível de qualidade com as ações energeticamente eficientes”, defende Leite.

A RECIEE é formada por treze entidades a nível nacional e 12 grupos de pesquisa que contam com o apoio do Departamento Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação colombiano. Participaram da comitiva os professores: Omar Prías (Universidad Nacional de Colombia Sede Bogotá); Juan Vidal (Universidad Autónoma de Occidente); Jairo Palacios (Universidad del Valle); Marley Vanegas (Universidad del Atlántico) e Iván Tovar (Universidad Autónoma del Caribe) dentre outros integrantes das universidades. 

Sobre a Abesco

Fundada em 1997, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que representa oficialmente o segmento de eficiência energética brasileiro, fomentando e promovendo ações e projetos para o crescimento do mercado energético. A entidade atua para disseminar e promover a eficiência energética, uma atividade técnico-econômica que objetiva proporcionar o melhor consumo de energia e água, com redução de custos operacionais correlatos, minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos e introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico de empresas ou empreendimentos.



Fonte: Redação/Assessoria Senar, Faesp
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar