América do Sul

Comissão de energia aprova joint-ventures da PDVSA

BNamericas
28/04/2006 03:00
Visualizações: 328 (0) (0) (0) (0)

A comissão de energia e minas da Assembléia Nacional da Venezuela aprovou na quarta-feira (26/04) 21 empresas mistas (joint-ventures) formadas entre a petroleira estatal venezuelana, a PDVSA, e companhias energéticas privadas, disse a BN americas o presidente da Assembléia, Ángel Rodríguez. 
 
Segundo o parlamentar, a aprovação foi conquista por unanimidade com votos dos 11 legisladores que forma a comissão e seria um passo mais para a aprovação definitiva da Assembléia Nacional, em sessão plenária.

A Assembléia se reúne novamente nos dias 2 e 4 de maio e o tema poderia ser votado em qualquer uma das datas, defendeu o parlamentar. A aprovação destas empresas mistas parecia ser segurio, dado que é uma iniciativa governamental e a Assembléia Nacional é quase 100% oficialista.

As empresas de risco compartidos produzem hoje mais de 300 mil barris por dia de petróleo, segundo o artigo publicano na quinta-feira no diário de Caracas El Universal. Na maioria destes empreendimentos conjuntos, a PDVSA tem 60% de participação, ainda que em alguns a participação chegue a 80%.

Representantes da petroleira espanhola Repsol YPF, da petroleira anglo-holandesa Shell, da venezuelana Suelopetrol e de outras várias petroleiras privadas que mantém convênios de risco compartilhado com a PDVSA têm manifestado para a BNamericas que esperam um aumento da produção de pelo menos 10% este ano devido a estes acordos.

A PDVSA e seus sócios estão definindo os pressupostos de exploração e produção e a aprovação final deveria entregar-se dentro de um mês.

A francesa Total e a italiana Eni se negaram a assinar acordos de risco compartilhado por seus campos petroleiros, cujo controle terminou nas mãos da PDVSA.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Evento
Setor de Energia entra na "era inteligente" com IA integ...
30/09/25
Documento
Plano Decenal de Pesquisa de Recursos Minerais 2026–2035...
30/09/25
Premiação
Conheça as ganhadoras do Prêmio Firjan de Sustentabilida...
29/09/25
Refino
Produtoras e distribuidoras de combustíveis montam força...
29/09/25
Evento
Agenda da ABPIP em Brasília reforça urgência de ajustes ...
29/09/25
Combustíveis
Cepea/Esalq: etanol anidro recua 3,02% e hidratado cai 0,20%
29/09/25
Apoio Offshore
Wilson Sons inaugura nova estrutura do Centro de Treinam...
26/09/25
Margem Equatorial
Ibama aprova Avaliação Pré-Operacional (APO) realizada p...
25/09/25
GNV
Naturgy debate oportunidades para crescimento no mercado...
25/09/25
Aviação Sustentável
Embraer avança em estudos com SAF após aquisição do bioc...
25/09/25
Pessoas
Roberta Becker é a nova diretora de Marketing da Copa En...
25/09/25
Combustíveis
Etanol tem maior alta de preço desde maio, aponta levant...
24/09/25
ABIMAQ
Inteligência ambiental: ABIMAQ reúne lideranças para deb...
24/09/25
IBP
UnIBP celebra 7 anos com foco em qualificação, diversida...
24/09/25
Sísmica
Petrobras lidera fabricação inédita de sensores sísmicos...
24/09/25
Oportunidade
Petrobras abre mais de 700 vagas para jovens aprendizes ...
24/09/25
Pernambuco
Neoenergia PE renova contrato com R$ 6,1 bilhões em inve...
24/09/25
Bacia de Campos
Equinor conclui instalação do trecho de águas rasas do G...
24/09/25
Onshore
Rodada Zero: prorrogações de contratos de campos terrest...
23/09/25
Evento
Portos & Costas Brasil reúne especialistas em Itajaí
23/09/25
Evento
Copa Energia participa do Liquid Gas Week 2025, maior ev...
22/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23