América do Sul

Comissão de energia aprova joint-ventures da PDVSA

BNamericas
28/04/2006 03:00
Visualizações: 279 (0) (0) (0) (0)

A comissão de energia e minas da Assembléia Nacional da Venezuela aprovou na quarta-feira (26/04) 21 empresas mistas (joint-ventures) formadas entre a petroleira estatal venezuelana, a PDVSA, e companhias energéticas privadas, disse a BN americas o presidente da Assembléia, Ángel Rodríguez. 
 
Segundo o parlamentar, a aprovação foi conquista por unanimidade com votos dos 11 legisladores que forma a comissão e seria um passo mais para a aprovação definitiva da Assembléia Nacional, em sessão plenária.

A Assembléia se reúne novamente nos dias 2 e 4 de maio e o tema poderia ser votado em qualquer uma das datas, defendeu o parlamentar. A aprovação destas empresas mistas parecia ser segurio, dado que é uma iniciativa governamental e a Assembléia Nacional é quase 100% oficialista.

As empresas de risco compartidos produzem hoje mais de 300 mil barris por dia de petróleo, segundo o artigo publicano na quinta-feira no diário de Caracas El Universal. Na maioria destes empreendimentos conjuntos, a PDVSA tem 60% de participação, ainda que em alguns a participação chegue a 80%.

Representantes da petroleira espanhola Repsol YPF, da petroleira anglo-holandesa Shell, da venezuelana Suelopetrol e de outras várias petroleiras privadas que mantém convênios de risco compartilhado com a PDVSA têm manifestado para a BNamericas que esperam um aumento da produção de pelo menos 10% este ano devido a estes acordos.

A PDVSA e seus sócios estão definindo os pressupostos de exploração e produção e a aprovação final deveria entregar-se dentro de um mês.

A francesa Total e a italiana Eni se negaram a assinar acordos de risco compartilhado por seus campos petroleiros, cujo controle terminou nas mãos da PDVSA.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PetroRecôncavo
PetroRecôncavo celebra 25 anos com investimentos robusto...
25/06/25
Biocombustíveis
Posicionamento IBP - Elevação do percentual de mistura d...
25/06/25
Etanol de milho
Abertura da China amplia parceria estratégica para copro...
25/06/25
Royalties
Valores referentes à produção de abril para contratos de...
25/06/25
Negócio
Copa Energia adquire parte da GNLink e avança em estraté...
25/06/25
Etanol
ORPLANA recebe apoio de associações em defesa do CONSECA...
25/06/25
Leilão
PPSA divulga Limite Mínimo de Preço para o 5º Leilão de ...
24/06/25
PD&I
Nexio apresenta soluções de inovação digital na SP Offshore
24/06/25
Evento
FIEE realizará 1º Congresso da Indústria Eletroeletrônic...
24/06/25
ANP
Manifesto pela revisão de cortes na ANP
24/06/25
Energia Elétrica
Selco economiza mais de R$ 110 mil em oito meses ao migr...
24/06/25
Bahia Investe
Bahia Investe destaca potencial de crescimento do setor ...
24/06/25
Brava Energia
Brava Energia aposta em eficiência e inovação tecnológic...
24/06/25
Comemoração
Porto de Niterói celebra 100 anos de história e destaque...
24/06/25
Evento
Repsol Sinopec Brasil discute inovação e descarbonização...
24/06/25
Gás Natural
Compagas, Necta e Sulgás abrem chamada pública conjunta ...
23/06/25
SLB
SLB aposta em crescimento no Nordeste e investe em digit...
23/06/25
Evento
Copa Energia participa do Energy Summit 2025 e destaca c...
23/06/25
Internacional
Conflito no Oriente Médio pode elevar os custos de produ...
23/06/25
COP30
IBP realiza segundo evento Pré-COP30 em Belém
23/06/25
Rio de Janeiro
Innovarpel 2025: especialista fala sobre nova era da cib...
23/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22