América do Sul

Comissão de energia aprova joint-ventures da PDVSA

BNamericas
28/04/2006 03:00
Visualizações: 261 (0) (0) (0) (0)

A comissão de energia e minas da Assembléia Nacional da Venezuela aprovou na quarta-feira (26/04) 21 empresas mistas (joint-ventures) formadas entre a petroleira estatal venezuelana, a PDVSA, e companhias energéticas privadas, disse a BN americas o presidente da Assembléia, Ángel Rodríguez. 
 
Segundo o parlamentar, a aprovação foi conquista por unanimidade com votos dos 11 legisladores que forma a comissão e seria um passo mais para a aprovação definitiva da Assembléia Nacional, em sessão plenária.

A Assembléia se reúne novamente nos dias 2 e 4 de maio e o tema poderia ser votado em qualquer uma das datas, defendeu o parlamentar. A aprovação destas empresas mistas parecia ser segurio, dado que é uma iniciativa governamental e a Assembléia Nacional é quase 100% oficialista.

As empresas de risco compartidos produzem hoje mais de 300 mil barris por dia de petróleo, segundo o artigo publicano na quinta-feira no diário de Caracas El Universal. Na maioria destes empreendimentos conjuntos, a PDVSA tem 60% de participação, ainda que em alguns a participação chegue a 80%.

Representantes da petroleira espanhola Repsol YPF, da petroleira anglo-holandesa Shell, da venezuelana Suelopetrol e de outras várias petroleiras privadas que mantém convênios de risco compartilhado com a PDVSA têm manifestado para a BNamericas que esperam um aumento da produção de pelo menos 10% este ano devido a estes acordos.

A PDVSA e seus sócios estão definindo os pressupostos de exploração e produção e a aprovação final deveria entregar-se dentro de um mês.

A francesa Total e a italiana Eni se negaram a assinar acordos de risco compartilhado por seus campos petroleiros, cujo controle terminou nas mãos da PDVSA.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC HOUSTON 2025
Brasil leva maior delegação estrangeira para feira de pe...
05/05/25
OTC HOUSTON 2025
IBP marca presença na programação da OTC Houston 2025
05/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras participa da OTC 2025, em Houston (EUA)
02/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Combustíveis
Etanol e gasolina estão quedas nos preços em abril, apon...
01/05/25
Startups
Concluída a avaliação das startups inscritas na primeira...
01/05/25
OTC HOUSTON 2025
Profissionais do Grupo MODEC serão homenageados na OTC 2025
30/04/25
Pessoas
Paulo Cesar Montagner toma posse como 14º reitor da Unicamp
30/04/25
Etanol
Cana-de-açúcar tem produção estimada em 663,4 milhões de...
30/04/25
Captura de CO2
Impact Hub e Tencent lançam programa que disponibiliza a...
30/04/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC HOUSTON 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22