CCEE

Com um crescimento de 11% em julho, Mercado de Comercialização de energia alcança a marca de 10 mil agentes

Redação/Assessoria CCEE
12/08/2020 21:46
Visualizações: 431

Mais de 10 mil agentes já participam do mercado de comercialização de energia elétrica no Brasil e estão habilitados a negociar na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE. O marco histórico foi alcançado em julho, quando a organização contabilizou 10.036 empresas e consumidores registrados, cerca de 11% a mais do que no mesmo mês do ano passado.

Só em 2020, de janeiro a julho, foram registradas as adesões de 1.165 agentes. Isso corresponde a uma média mensal de 166 registros, contra 134 verificadas nos sete primeiros meses de 2019. Além disso, existem outros 1.043 pedidos em andamento, um aumento de 83% dos processos ante julho de 2019.

O maior volume é formado por consumidores livres e especiais. Ao todo, o mercado livre totalizava, em julho, 7.947 participantes das classes de consumo, quase 80% do total de agentes habilitados na CCEE. Na comparação com o mesmo mês de 2019, houve um crescimento de 22,4% da categoria.

Histórico de Crescimento

Desde sua criação, há 21 anos, a CCEE passou de um quadro de 58 agentes para os atuais 10 mil. Dois fatores influenciaram esse aumento exponencial: a diversificação de fontes com a contratação de usinas em leilões e a criação e a expansão do mercado livre de energia.

O crescimento acelerou-se sobretudo entre os anos de 2015 e 2016, quando a migração de consumidores para o ambiente de Contratação Livre - ACL se ampliou em 25 vezes frente aos anos anteriores. Em 2020, uma nova onda migratória voltou a provocar uma alta mais expressiva do número de agentes.

"A CCEE tem crescido com novas atribuições e acompanhando a evolução do mercado de energia. Chegamos à marca de 10 mil agentes mantendo nossa eficiência operacional e a qualidade dos serviços em um mercado em franca expansão. Novos desafios estão por vir e procuraremos sempre contribuir para a viabilização da comercialização de energia elétrica no País", destaca Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração.

Institucional

Raio-X das migrações

Além dos consumidores, são agentes da CCEE as geradoras, distribuidoras, autoprodutoras e comercializadoras. Só em julho, 191 novos agentes se associaram à organização, sendo 144 consumidores especiais e 13 livres, além de 10 novas comercializadoras e 24 usinas classificadas como produtores independentes de energia.

Do total de consumidores que aderiram ao mercado livre com cargas novas em julho, 126 possuem carga de até 1 MW. Outros 10 possuem carga entre 1 MW e 1,99 MW e 11 adesões têm carga superior a 2 MW. O ramo de Serviços foi o que registrou o maior percentual de adesões (36%), seguido pelo de manufaturados diversos (34%).

Ao final do mês, eram 23 os comercializadores varejistas habilitados para atuação. Outras 23 solicitações estão sob análise.

Saiba mais:

Mercado livre - ambiente onde o consumidor pode escolher o fornecedor de energia, bem como as condições de contratação, seja diretamente com a geradora, seja com um comercializador de energia. A contratação é feita bilateralmente ou por meio de leilões de venda de energia promovidos por geradoras ou comercializadoras. É conhecido também pelo jargão ambiente de contratação livre (ACL).

Mercado regulado - ambiente onde o consumidor tem a gestão da energia feita pela distribuidora na qual ele está conectado. É conhecido também pelo jargão ambiente de contratação regulada (ACR), com leilões realizados pelo governo.

Produtor independente de energia - agente de geração que pode negociar a energia produzida no mercado regulado ou no mercado livre.

Autoprodutor de energia - consumidor que produz a própria energia elétrica, com a implantação de usinas de qualquer fonte de energia.

Comercializador de energia - agente autorizado a intermediar operações de compra e venda de energia entre geradores e consumidores de energia, entre outras transações.

Comercializador varejista - figura criada para abrigar consumidores especiais ou geradores com cargas menores, de até 1 MW.

Consumidor livre - é aquele que contrata energia no mercado livre, sem qualquer restrição de fonte de energia, com carga acima de 2 MW.

Consumidor especial - é aquele que contrata energia no mercado livre, desde que seja gerada por fontes renováveis (eólica, solar, pequenas centrais hidrelétricas e usinas a biomassa ou biogás), com carga acima de 0,5 MW. A energia adquirida por consumidores especiais é conhecida no setor como energia incentivada, porque garante descontos em uso de sistemas de transporte da energia (transmissão ou distribuição).

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.