Indústria

Com máxima desde abril de 2014, confiança da indústria no Brasil tem 3ª alta seguida em setembro

Reuters, 29/09/2017
29/09/2017 11:45
Visualizações: 1139

A confiança da indústria brasileira avançou pelo terceiro mês seguido em setembro e atingiu o maior desde abril de 2014, com melhora tanto da avaliação sobre a situação atual quanto futura, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Neste mês, o Índice da Confiança da Indústria (ICI) subiu 0,6 ponto e foi a 92,8 pontos em agosto, a máxima desde os 97,0 pontos de abril de 2014.

“Os sinais têm sido consistentes: há contínua melhora das avaliações sobre o momento presente e a maioria dos indicadores da pesquisa deixou para trás os níveis extremamente baixos em que se encontravam durante o período recessivo”, disse a coordenadora da Sondagem da Indústria da FGV/IBRE, Tabi Thuler Santos, em nota.

Entretanto, ela destacou que o setor industrial ainda enfrenta o problema da ociosidade.

“O setor ainda opera com elevado nível de ociosidade, mostrando que a recuperação do nível de atividade, apesar de já ser uma realidade, está apenas começando”, completou Tabi.

Segundo a FGV, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 0,6 ponto e atingiu 90,6 pontos, o maior nível desde maio de 2014 (92,3 pontos), dada a melhora na percepção sobre o nível de demanda.

O Índice de Expectativas (IE) teve alta de 0,5 ponto, para 94,9 pontos, devido principalmente ao indicador que mede o grau de otimismo com a tendência dos negócios nos seis meses seguintes.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada recuou 0,2 ponto percentual em setembro, para 73,9 por cento.

O resultado foi melhor do que o apontado pela prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI), que indicava avanço de 0,1 ponto.

Os dados acompanham a melhora em outros setores, como a confiança do comércio e dos serviços que avançaram em setembro, assim como a da construção.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.