Energia Eólica

Com mais de 10 mil torres, geração eólica ultrapassa os 20 GW de capacidade instalada no Brasil

São mais de 750 parques eólicos em operação no território brasileiro

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
23/11/2021 08:43
Com mais de 10 mil torres, geração eólica ultrapassa os 20 GW de capacidade instalada no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 2368

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) liberou para operação comercial, a partir deste sábado (20/11), 45,9 megawatts (MW) em unidades geradoras das usinas eólicas - e, com esse ato, o Brasil supera a marca de 20 gigawatts (GW) de capacidade instalada em geração eólica. Trata-se de energia suficiente para suprir a demanda de mais de 20 milhões de habitantes. A título de comparação, os 20 GW alcançados são equivalentes a toda a capacidade instalada em Portugal (proveniente de todas as fontes). A publicação sairá no Diário Oficial da União de segunda-feira (22/11).
A força dos ventos se consolida assim como a terceira maior fonte de geração de energia elétrica no país. Mais de 750 parques eólicos estão em operação no território brasileiro, com mais de 10 mil torres eólicas. De acordo com o Global Wind Energy Council (GWEC), o Brasil ocupa a sétima posição no ranking mundial de geração eólica.
O destaque da geração eólica para a produção de eletricidade fica com a região Nordeste, que sozinha responde por cerca de 90% da capacidade instalada. São da região as quatro usinas que romperam juntas a marca dos 20 GW:  Ventos de Arapuá 1, 2 e 3 (Paraíba), Chafariz 4 (Paraíba - fot), Filgueira II (Rio Grande do Norte) e Ventos de Santa Martina 11 (Rio Grande do Norte).
Vale ressaltar que tal crescimento foi impulsionado pelos leilões promovidos pela ANEEL nos últimos 10 anos. Até 2013, os parques eólicos forneciam menos de 2 GW, representando menos de 10% da capacidade atual.
Mais de 12 GW de novas eólicas já foram outorgados pela ANEEL, distribuídos em 353 empreendimentos. Destes, 170 já estão em construção. A expectativa é de que a geração eólica alcance a marca de 25 GW nos próximos dois anos.
Para mais informações, consulte no portal da ANEEL os bancos de informação SIGA e RALIE.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
Pessoas
Abegás elege nova composição do Conselho de Administraçã...
27/02/26
Firjan
Mesmo com tarifaço, petróleo faz corrente de comércio do...
26/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Resultado
ENGIE Brasil Energia cresce 14,6% em receita e investe R...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Premiação
BRAVA Energia recebe prêmio máximo na OTC Houston pelo p...
25/02/26
Documento
ABPIP apresenta Agenda Estratégica 2026 ao presidente da...
25/02/26
Câmara dos Deputados
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na tr...
25/02/26
FEPE
O desafio de formar e atrair talentos para a indústria d...
24/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
24/02/26
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Onshore
Possível descoberta de petróleo no sertão cearense mobil...
23/02/26
Oferta Permanente
ANP realizará audiência pública sobre inclusão de 15 nov...
23/02/26
Internacional
Brasil e Índia: aliança no setor de bioenergia em pauta ...
23/02/26
Biometano
MAT bate recorde de instalações de sistemas de compressã...
23/02/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
23/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.