Dados da produção nacional foram divulgados pela ANP no Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural.
Redação TN Petróleo, Agência ANPA ANP divulgou hoje (3/6) o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural de abril de 2025, que traz os dados consolidados da produção nacional. O mês registrou novo recorde na produção de petróleo e gás no pré-sal, com 3,734 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).
Trata-se de um aumento de 0,5% em relação ao mês anterior e de 18,3% se comparada a abril de 2024. A produção do pré-sal, que ocorreu por meio de 164 poços, correspondeu, no mês, a 79,7% do total nacional. Separadamente, a produção de petróleo foi de 2,896 milhões de barris por dia (bbl/d) e a de gás natural, de 133,33 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d).
Produção total nacional
A produção total (petróleo + gás natural) no país, considerando pré-sal, pós-sal e terra, foi de 4,689 milhões de boe/d.
Com relação ao petróleo, foram extraídos 3,632 milhões de bbl/d, um aumento de 0,3% na comparação com o mês anterior e de 13,7% em relação ao mesmo mês de 2024.
A produção de gás natural em abril foi de 168,01 milhões de m³/d. Houve crescimento de 1,5% frente a março e de 22,9% na comparação com abril de 2024.
Aproveitamento do gás natural
Em abril, o aproveitamento de gás natural foi de 97,1%. Foram disponibilizados ao mercado 55,36 milhões de m³/d e a queima foi de 4,98 milhões de m³/d. Houve decréscimo de 13,6% na queima, em relação ao mês anterior, e aumento de 25,5% na comparação com abril de 2024.
O principal motivo da redução em relação a março foi que o FPSO Almirante Tamandaré, em abril, comissionou parte dos compressores, permitindo iniciar a injeção de gás natural e consequentemente, reduzir sua queima.
Origem da produção
No mês, os campos marítimos produziram 97,6% do petróleo e 87,1% do gás natural. Os campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, foram responsáveis por 89,76% do total produzido. A produção teve origem em 6.505 poços, sendo 538 marítimos e 5.967 terrestres.
Campos e instalações
No mês de abril, o campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor, registrando 783,91 mil bbl/d de petróleo e 39,81 milhões de m³/d de gás natural. Já a instalação com a maior produção foi o FPSO Guanabara, na jazida compartilhada de Mero, com 184 mil bbl/d de petróleo e 12,10 milhões de m³/d de gás natural.
Sobre o Boletim da Produção de Petróleo e Gás - Além da publicação tradicional em .pdf, é possível consultar os dados do boletim de forma interativa utilizando a tecnologia de Business Intelligence (BI). A ferramenta permite que o usuário altere o mês de referência sobre o qual deseja a informação, além de diferentes seleções de períodos para consulta e filtros específicos para campos, estados e bacias.
Variações na produção são esperadas e podem ocorrer devido a fatores como paradas programadas de unidades de produção em função de manutenção, entrada em operação de poços, parada de poços para manutenção ou limpeza, início de comissionamento de novas unidades de produção, dentre outros. Tais ações são típicas da produção de petróleo e gás natural e buscam a operação estável e contínua, bem como o aumento da produção ao longo do tempo.
Acesse o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural: https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins-anp/boletins/boletim-mensal-da-producao-de-petroleo-e-gas-natural.
Fale Conosco
22