Energia elétrica

Com 2.547 MW médios em abril, Copel Mercado Livre se torna a maior comercializadora de energia do Brasil

Redação TN Petróleo/Assessoria
16/06/2021 18:00
Visualizações: 1310

A Copel Mercado Livre (CML) se tornou a maior comercializadora de energia do Brasil em volume de energia comercializado. A empresa vendeu 2.547 MW médios em abril, o maior volume dentre as empresas do setor. A conquista foi alcançada em apenas cinco anos – a subsidiária da Copel foi criada em abril de 2016. No período, a subsidiária da Copel multiplicou o número de clientes: eram 23 no final do primeiro ano e agora são 1.764. Somente nos últimos quatro anos, a empresa teve um crescimento médio de 171%.

“Essa conquista coroa o esforço que tivemos nos últimos cinco anos para transformar a Copel Mercado Livre numa grande empresa”, ressalta o diretor-geral Franklin Miguel (foto). “Nosso principal destaque foi a mudança cultural que implementamos, permitindo criar um novo negócio na Copel, superar o medo do novo, conquistar bons resultados financeiros e encantar nossos clientes.”

Quando foi criada, em 2016, a empresa tinha um enorme desafio pela frente: um mercado competitivo, dominado por empresas privadas, e que seria afetado pela turbulência do setor de comercialização em 2019 e pela pandemia do coronavírus em 2020. Apesar de todas as dificuldades deste cenário, a Copel Mercado Livre trabalhou para reafirmar e fortalecer seu propósito: proporcionar competitividade de forma sustentável a seus clientes, com energia renovável e serviços de excelência.

Com a implementação de um processo de modernização e digitalização de suas atividades, integrando sistemas e processos, a empresa cresceu e conquistou novos clientes. Também contribuiu para cumprir a missão da Copel, de investir no mercado de energia de forma sustentável e rentável, garantindo recursos para aplicar cada vez mais no Paraná.

Redirecionando a sua estratégia, a empresa passou a priorizar a venda de energia para consumidores finais e a aquisição de energia de longo prazo diretamente de usinas de fontes renováveis.

Nos últimos anos, a Copel Mercado Livre assinou contrato para venda de energia a importantes instituições públicas: Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Porto de Paranaguá e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

Além disso, a empresa está atenta ao marco regulatório do gás. Já dispõe de todas as autorizações para comércio exterior, comercialização e carregamento da molécula. “Alguns de nossos clientes de energia elétrica também são grandes clientes de gás natural. A convergência desses dois mercados deve ocorrer em breve”, acrescenta Franklin.

Os resultados demonstram a eficiência e a competitividade das soluções da empresa e ajudaram a trazer o reconhecimento. Em 2020, a empresa conquistou o 2º lugar no prêmio Maiores e Melhores, setor de energia, da Revista Exame. A publicação destacou que a Copel Mercado Livre foi laureada pelo “sucesso nos negócios e pela disputa de mercado com os concorrentes”.

Institucional

Futuro

De olho nos próximos cinco anos, a Copel Mercado Livre trabalha para encontrar novas oportunidades de negócios e oferecer soluções cada vez melhores para os clientes. “Sabemos que o negócio de comercialização de amanhã trará novos desafios”, comenta Franklin Miguel. “Entendemos que a abertura completa do mercado de energia elétrica é certa, bem como o número de clientes que estão dispostos a migrar para esse mercado”.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.