Porto de Santos

Codesp apresenta estudo para tentar ampliar dragagem

<P>A Codesp espera agilizar os serviços de dragagem do Porto de Santos, com a apresentação da caracterização dos sedimentos da Barra de Santos. Com base nos resultados obtidos, a Docas quer eliminar as restrições ambientais à retirada de lama na entrada da baía e utilizar o limite imposto p...

A Tribuna - SP
03/04/2007 00:00
Visualizações: 361 (0) (0) (0) (0)

A Codesp espera agilizar os serviços de dragagem do Porto de Santos, com a apresentação da caracterização dos sedimentos da Barra de Santos. Com base nos resultados obtidos, a Docas quer eliminar as restrições ambientais à retirada de lama na entrada da baía e utilizar o limite imposto pela Cetesb para os trabalhos previstos no canal de navegação.
 
O resultado do estudo foi divulgado pelo diretor comercial e de Desenvolvimento da Codesp, Fabrizio Pierdomenico, durante a última reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), na semana passada.
 
Segundo Pierdomenico, a análise do solo da Barra de Santos apontou que os sedimentos são formados por 60% de areia e 40% de lama, proporção diferenciada do restante do canal de navegação. A estimativa é que mais de 90% da via são compostas por lama.
 
O levantamento também mostrou que o material encontrado não apresenta índices de contaminação que ofereçam riscos à biodiversidade da área de descarte da dragagem, localizada nas proximadades da Ilha da Moela, na direção de Guarujá. Para ele, os contaminantes identificados estão ‘‘bem abaixo do nível 1 da resolução Conama’’.
 
A resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente citada por Pierdomenico determina quais os percentuais de concentração de substâncias contaminantes que oferecem risco e aqueles que não causa danos graves ao ecossistema.
 
‘‘O nosso relatório mostra bem claramente que não há problema de fazer a dragagem de um volume indeterminado na Barra de Santos. Lá, a concentração é de areia e não há significativos poluentes’’, argumentou Pierdomenico, como estratégia para convencer a Cetesb à liberação do volume de dragagem naquele trecho do complexo.
 
A caracterização do solo foi encaminhada à Cetesb há cerca de dez dias. De acordo com o diretor, a expectativa da Docas é que a agência ambiental elimine a restrição de dragagem para aquele trecho. Se tiver sucesso, a Docas poderá utilizar o limite imposto pelo órgão ambiental — que, na prática, permite a escavação de só 300 mil metros cúbicos por mês — para a retirada de sedimentos dos berços e do canal de navegação do estuário.

Saiba mais

Há cerca de dois anos, a Cetesb determinou que a Codesp só poderia lançar uma média mensal de 300 mil metros cúbicos de sedimentos em sua área de descarte, as proximidades da Ilha da Moela, no litoral de Guarujá. A restrição foi implantada devido à concentração de poluentes detectada ali, mostrando que a área não estava conseguindo dispersar totalmente os volumes ali deixados. Como este é o único local licenciado para receber o material escavado do fundo do estuário, o limite de lançamento acabou se tornando o limite de dragagem. Agora, a intenção da Docas é mostrar que a Barra de Santos não está tão contaminada como o restante do canal de navegação e o material retirado daquela área pode ser lançado na área de descarte sem qualquer restrição. Com isso, a Autoridade Portuária poderá usar a permissão de 300 mil metros cúbicos somente com o material do estuário.


Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
ANP aprova acordo de individualização da produção do pré...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Eneva celebra 5 anos do Hub Sergipe durante o Sergipe Oi...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae e rede Petrogas levam soluções e serviços de pequ...
22/07/25
Resultado
Compagas registra resultados históricos e acelera expans...
21/07/25
Gás Natural
Sergipe lidera debate nacional sobre redes estruturantes...
21/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
21/07/25
Resultado
Revap alcança recordes históricos no 1º semestre com die...
21/07/25
Combustíveis
Etanol registra nova queda, segundo Cepea/Esalq
21/07/25
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.