A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) comunica que está com 90% das operações em funcionamento no Porto de Aratu-Candeias, que movimentou 3 milhões 423 mil toneladas de janeiro a agosto deste ano. A infraestrutura do porto oferece um grande suporte para o escoamento da produção e entrada de insumos no estado da Bahia, através do TPG (Terminal de Produtos Gasosos), do TGL (Terminal de Granéis Líquidos) com dois berços, e do TGS (Terminal de Granéis Sólidos) com três berços.
Somente o descarregador de navios do berço sul do Terminal de Granéis Sólidos (TGS) foi interditado pela Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE-BA). Do volume desembarcado pelo TGS - cerca de 1 milhão 260 mil toneladas de janeiro a agosto deste ano - o berço sul é responsável apenas por 32% da movimentação, o que não traz grandes transtornos em virtudes dos demais berços estarem atendendo a demanda dos navios previstos para Porto de Aratu-Candeias.
A Codeba disponibilizou desde quinta-feira (22) uma equipe para solucionar rapidamente o problema do equipamento, para que, a partir de hoje (26), o Porto de Aratu-Candeias esteja 100% operando.