Cessão Onerosa

CNPE: leilão da Cessão Onerosa está programado para o dia 28 de outubro e se espera mais de R$ 100 bi em bônus

Redação/Assessoria MME
28/02/2019 19:27
CNPE: leilão da Cessão Onerosa está programado para o dia 28 de outubro e se espera mais de R$ 100 bi em bônus Imagem: Divulgação Visualizações: 344

O Conselho Nacional de Polílica Energética (CNPE), reunido na data de hoje (28), deu um importante passo para a realização do leilão dos volumes excedentes da cessão onerosa, programado para o dia 28 de outubro deste ano, definindo as seguintes diretrizes para o leilão:

Modelo de contratação pelo Regime de partilha de produção;

Áreas a serem leiloadas: Atapu, Búzios, Itapu e Sépia;

O vencedor deverá pagar à Petrobras uma compensação pelos investimentos realizados na área e, como contrapartida, adquirirá uma parte dos ativos e da produção;

Institucional

Diretrizes para o cálculo dessa compensação;

Necessidade de celebração do Acordo entre a Petrobras e o vencedor do Leilão para disciplinar a unificação da operação;

Com base nessa Resolução do CNPE, serão feitas simulações com diferentes cenários para definição do bônus de assinatura, percentual mínimo de óleo lucro e compensação à Petrobras devida pelo vencedor do leilão, a serem apreciadas no CNPE do final do mês de março do corrente ano. Na mesma reunião, será autorizada a realização da Rodada de Partilha de Produção dos Volumes Excedentes ao Contrato de Cessão Onerosa pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP.

Oportuno observar que esse leilão representará um marco na politica energética brasileira em função dos volumes expressivos de petróleo e gás natural na jazida e altíssima produtividade dos campos. Ele tem despertado grande interesse das principais empresas petroliferas do mundo e trará grandes benefícios econômicos, com geração de emprego e renda.

A realização desse leilão ainda em 2019 configura-se numa extraordinária janela de oportunidade, que não pode ser desperdiçada.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13