Indústria

CNI: expectativa de industriais crescem em janeiro

Redação/Agência Brasil
24/01/2018 13:51
Visualizações: 576 (0) (0) (0) (0)

Os índices da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que medem as expectativas dos empresários apresentaram aumento em janeiro, divulgou hoje (24) a entidade. Os dados fazem parte da sondagem industrial, que apontou também que a produção em dezembro caiu menos em relação a novembro, comparada a anos anteriores.

Um dos dados aponta que os empresários começam o ano com a intenção de manter seus quadros de funcionários inalterados. A expectativa em relação ao número de empregados ficou em 50,2 pontos, em uma escala de 0 a 100, em que mais de 50 representa expectativa de aumento do número de empregados, e menos de 50, de redução.

Em janeiro de 2017, por exemplo, o indicador estava 46,4 pontos, indicando a expectativa de diminuir o número de postos de trabalho.

A expectativa dos empresários em relação a demanda ficou em 56,6 pontos, em uma escala em que qualquer valor superior a 50 também indica expectativa de aumento. Em janeiro do ano passado, o indicador estava em 51,9 pontos.

A previsão dos empresários também é de aumento de compra de matérias-primas. O indicador que utiliza a mesma escala dos demais ficou em 54,7 pontos, acima dos 50 pontos registrados em janeiro do ano passado.

O prognóstico em relação à quantidade exportada acompanha os demais e é de aumento superior a 2017. A sondagem de janeiro chegou ao índice de 54,7 pontos, enquanto no ano passado era de 52,6 pontos.

Investimento

A intenção de investir, por sua vez, chegou ao maior valor desde maio de 2014, com 53 pontos, segundo os dados apurados pela CNI.

Quando analisa o porte dessas indústrias, a pesquisa mostra que as grandes têm uma intenção de investimento acima da média, com 61,5 pontos. As pequenas, por outro lado, têm a intenção de 41 pontos, e as médias, de 48,3 pontos.

No caso da intenção de investimento, a escala de 0 a 100 evolui conforme a propensão a investir, sem que haja a divisão entre os valores abaixo e acima dos 50 pontos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Durante a CeraWeek em Houston, TX presidente da Petrobra...
14/03/25
Rio de Janeiro
Um mar de oportunidades
13/03/25
Oportunidade
Omni Escola de Aviação inova com tecnologia de ponta par...
13/03/25
Firjan
Mais de 70 alunos das escolas Firjan SESI participam de ...
13/03/25
Logística
Transpetro expande operações ship to ship e fortalece pr...
13/03/25
Etanol
Vendas de etanol atingem 2,8 bilhões de litros em fevereiro
13/03/25
Tributos
Petrobras recolheu R$ 1,1 bilhão em tributos e participa...
13/03/25
Drilling
CSD da Foresea recebe equipamentos de última geração e i...
12/03/25
Energia Solar
Braskem desenvolve inovações para a geração de energia solar
12/03/25
Petrobras
Refinaria Riograndense é a primeira a produzir combustív...
11/03/25
Internacional
Formação no poço Sirius-2 na Colômbia, apresentou boa pr...
11/03/25
Oportunidade
Firjan SENAI oferece mais de 3 mil vagas em cursos gratu...
11/03/25
Evento
Cana Summit 2025 debate o futuro do produtor de cana e d...
10/03/25
E&P
Segurança operacional: ANP lança Painel Dinâmico de Inci...
10/03/25
Etanol
Anidro e hidratado fecharam em baixa em semana encurtada...
10/03/25
Dia Internacional da Mulher
Em comemoração ao Dia das Mulheres, Mobil™ leva as pilot...
08/03/25
Dia Internacional da Mulher
Liderança feminina na indústria química: Braskem reforça...
08/03/25
Dia Internacional da Mulher
Mulheres no Setor Elétrico: Impulsionando avanços e tran...
08/03/25
Dia Internacional da Mulher
Shell Brasil reforça compromisso com Diversidade, Equida...
08/03/25
Mulheres na indústria
Profissional da MODEC desafia estereótipos e se destaca ...
07/03/25
Indústria
Economia cresce 3,4% em 2024, mas para a Firjan país ain...
07/03/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13