Amazonas

Cigás promove evento para fortalecimento da cadeia de gás natural no estado

Redação TN Petróleo/Assessoria
20/05/2021 10:35
Visualizações: 946

Com grande volume de investimento empregado na expansão da Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN), a Cigás está intensificando a atuação também com foco no fortalecimento da cadeia do gás natural canalizado no estado. Para isso, realizará, na manhã desta quinta-feira (20), o evento “Diálogos de Energia – Atraindo fornecedores parceiros”.

PublicidadeRestrito a convidados e obedecendo a todos os protocolos de prevenção contra a covid-19, o evento é voltado a fornecedores, principalmente pequenas e médias empresas, que atuam no mercado local, especializadas nos serviços de construção, montagem e manutenção de redes internas de gás. A finalidade é orientá-los para que possam se tornar aptos a prestar serviço na cadeia do gás natural canalizado, adequando-se a regulamentações vigentes e às boas práticas de instalações prediais.

Atualmente, a concessionária conta com mais de 5,3 mil unidades consumidoras contratadas. Até 2025, a Companhia deve alcançar investimento global de R$ 786 milhões na ampliação da rede de distribuição de gás natural (RDGN) e beneficiar 21 mil unidades consumidoras.

Este cenário indica um panorama favorável para empresas interessadas em atuar na cadeia do gás natural como fornecedores de serviços. “Pretendemos apresentar para as empresas que realizam serviços de instalações internas de redes de gás natural as oportunidades de negócios, dado o número significativo de unidades consumidoras que a Cigás irá captar nos próximos anos, e ainda reforçar aspectos importantes da legislação aplicável para a execução dos serviços e a liberação do gás para o consumo”, ressalta o diretor técnico comercial da Companhia, Clovis Correia Junior.

Entre as regulamentações que devem ser seguidas está a de nº 004/2019, instituída pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) e pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM). Nela, consta a obrigatoriedade de credenciamento prévio junto à Arsepam de todas as empresas que pretendam realizar o serviço de instalação interna de redes de gás natural canalizado. Um representante da agência participará do evento para esclarecer sobre a regulamentação.

Responsabilidade

Deve-se esclarecer que a viabilização e conservação deste sistema de instalação interna é responsabilidade exclusiva do usuário (cliente), em sua propriedade, conforme normas específicas para a garantia de segurança. A Cigás realiza a verificação das condições das instalações internas das unidades consumidoras, antes do início de fornecimento do gás natural e a qualquer tempo, para se certificar do cumprimento das normas técnicas e da regular utilização dos serviços.

Por essa razão, segundo o diretor-presidente da concessionária, René Levy Aguiar, o evento possui uma importância estratégica na medida em que pretende atrair novos parceiros aptos a prestar aos usuários um serviço de qualidade para que, assim, tenham condições seguras de usufruir dos benefícios do gás natural.

Ele ressalta ainda que a iniciativa de apresentar oportunidades e incentivar novas empresas a se credenciarem para atuação no mercado do gás natural faz parte da missão da Companhia de contribuir para o desenvolvimento econômico e socioambiental do estado, principalmente considerando o cenário atual da economia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
Mão de Obra
Censo 2026 vai mapear perfil socioeconômico de trabalhad...
07/05/26
Internacional
ANP e PPSA realizam evento exclusivo em Houston para pro...
07/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23