Energia

Chineses podem participar de leilões de energia no Brasil em 2011

Especialista na transmissão de energia elétrica em larga escala, a estatal chinesa State Grid poderá participar de leilões públicos a partir do ano que vem. A expectativa é do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hübner. Ele viaja hoje (6) à China para conh

Agência Brasil
06/10/2010 22:30
Visualizações: 138
Especialista na transmissão de energia elétrica em larga escala, a estatal chinesa State Grid poderá participar de leilões públicos a partir do ano que vem. A expectativa é do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hübner. Ele viaja hoje (6) à China para conhecer as formas de transmissão de energia usadas naquele país.


“Enquanto os padrões brasileiros trabalham na faixa de 500 quilovolt (kV), os chineses já estão trabalhando com padrões entre 800 kV e 1.000 kV. Só eles têm isso no mundo”, disse Hübner hoje, após participar da assinatura de contratos de linhas de transmissão.


Segundo ele, os chineses têm demonstrado interesse no Brasil. “Não acredito que eles entrem nas disputas dos leilões deste ano. Mas já há interesse em participar dos previstos para 2011, motivados pela necessidade de expansão [da demanda por energia] no Brasil, por causa do crescimento previsto para os próximos anos.”


Hübner acrescentou que a estatal chinesa tem condições de financiar os próprios investimentos no Brasil. “Mas é bem provável que elas utilizem também os financiamentos do [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social] BNDES”, avalia.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.