Internacional

Chinesa Three Gorges garante fatia de 21% da EDP por 2,69 bi de euros

Valor Online
22/12/2011 17:18
Visualizações: 168
A chinesa Three Gorges Corporation venceu a disputa pela fatia de 21,35% do capital da empresa de energia EDP detida pelo governo de Portugal, com uma oferta de 2,69 bilhões de euros. O valor proposto, conforme comunicado encaminhado pela holding estatal Parpública à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários de Portugal (CMVM), embute prêmio de 53,6% em relação ao preço de mercado ontem (21).

“O Conselho de Ministros, de acordo com informação transmitida à Parpública, procedeu hoje à seleção da China Three Gorges Corporation para efetuar a aquisição da totalidade das 780.633.782 ações representativas de 21,35% do capital social da EDP”, informa o comunicado.

Na semana passada, a imprensa portuguesa havia noticiado que as propostas pela fatia do Estado português na companhia elétrica teriam ficado entre 2,3 bilhões de euros e 2,7 bilhões de euros.  A diferença entre a menor e a maior proposta teria alcançado 20%.

As outras propostas foram apresentadas pela Eletrobras, pela Cemig e pela alemã E.ON. Além do preço, o governo português levaria em conta o plano de negócios apresentado e o compromisso de investimentos no país e na companhia.

De acordo com o Jornal de Negócios, de Portugal, a operação vai reduzir a participação do Estado português na companhia elétrica a 4%. Essa fatia, explica a publicação, não pode ser vendida neste momento por estar vinculada a obrigações. A expectativa é de que esse papéis sejam negociados somente em 2013.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19