China

China nomeia novo ministro das Finanças e política fiscal deve permanecer expansionista

Reuters, 08/11
07/11/2016 11:05
Visualizações: 120

A China nomeou um novo ministro das Finanças nesta segunda-feira, que deverá manter a política fiscal expansionista e avançar com as reformas para limitar os elevados níveis da dívida. 

A agência de notícias oficial Xinhua informou nesta segunda-feira a nomeação de Xiao Jie, ex-vice-ministro das Finanças. 

Xiao, 59, atualmente vice-secretário-geral do Conselho de Estado, substitui Lou Jiwei, que atuou como ministro das Finanças desde março de 2013. 

A Xinhua não informou por que Lou está deixando o cargo, mas analistas e assessores disseram à Reuters que Lou precisa se aposentar, já que tem 65 anos. 

A reorganização deverá ter pouco impacto sobre a política fiscal, que deverá continuar expansionista em 2017, já que o governo volta-se cada vez para os gastos elevados e cortes de impostos com o objetivo de sustentar o crescimento, disseram os analistas. 

No mês passado, o presidente Xi Jinping disse que a China vai manter uma política fiscal proativa, aderir à política monetária prudente e manter a liquidez razoavelmente ampla, ao mesmo tempo em que se concentra no controle de bolhas de ativos e de riscos financeiros. 

Atualmente a meta de déficit fiscal da China é de 3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), contra 2,4 por cento em 2015.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13