Internacional

China lançará plataforma de negociação de minério de ferro

Agência Reuters
24/11/2011 17:43
Visualizações: 163
A China planeja lançar em dezembro sua primeira plataforma física de negociação de minério de ferro como parte da tentativa de ter mais controle sobre os preços do setor, dominado por fornecedores estrangeiros.

O vice-diretor geral de pesquisa e desenvolvimento da China Beijing International Mining Exchange (CBMX), Ma Zhipeng, disse à Reuters nesta quinta-feira (24) que a nova plataforma online será lançada oficialmente no fim do próximo mês.

A CBMX lançará também um novo índice de preços, baseado em transações realizadas nos portos dentro e fora da China, afirmou Ma.

Representantes da CBMX disseram ao jornal China Daily que a plataforma estará aberta para produtores nacionais e internacionais de minério de ferro, operadores e companhias de aço. Entretanto, para evitar especulações, bancos e organizações financeiras não terão permissão para participar.

O vice-presidente da CBMX, Liang Ruodong, afirmou que diversos produtores estrangeiros de aço já mostraram interesse na plataforma, que a CBMX montará com Aluminium Corp of China e China Everbright Group.

A China há tempos acredita que o posto de maior consumidor de minério de ferro do mundo confere ao país uma força maior no que diz respeito a preços.

No ano passado, grande mineradoras como Vale, BHP Billiton e Rio Tinto deixaram o antigo sistema de "referência", pelo qual os preços anuais eram decididos por negociações entre compradores e fornecedores.

As companhias mudaram para um sistema baseado em índice, pelo qual os preços de contrato são ajustados a cada três meses, mas a China continuava reticente, alegando que os índices estrangeiros são vulneráveis a manipulação e especulação e que não refletem o real cenário do mercado.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13