Internacional

Chile habilita porto de Iquique para a Bolívia

<P>O Chile fez um gesto de aproximação da Bolívia ao autorizar, o livre trânsito de mercadorias do vizinho pelo porto de Iquique, anunciaram os governos dos dois países.</P><P>A abertura de Iquique foi anunciada pelo subsecretário de Relações Exteriores chileno, Alberto Van Kleveren, anteont...

Gazeta Mercantil
20/06/2008 00:00
Visualizações: 205 (0) (0) (0) (0)

O Chile fez um gesto de aproximação da Bolívia ao autorizar, o livre trânsito de mercadorias do vizinho pelo porto de Iquique, anunciaram os governos dos dois países.

A abertura de Iquique foi anunciada pelo subsecretário de Relações Exteriores chileno, Alberto Van Kleveren, anteontem, ao fim de uma visita oficial após os ministros de Defesa de ambos países firmarem um também histórico primeiro acordo de cooperação militar.

Este é o primeiro porto chileno que se habilita para o livre trânsito para Bolívia depois de 1904 e esse é realmente um marco nas nossas relações bilaterais, disse Van Kleveren.

Em um tratado de 1904, a Bolívia aceitou formalmente a perda de sua saída ao mar, ocorrida um quarto de século antes na chamada Guerra do Pacífico, que deixou nas mãos do Chile territórios que eram bolivianos e peruanos, incluindo o porto de Iquique, transformado nas últimas duas décadas em um dos principais acessos da Bolívia ao Pacífico.

Ontem, o ministro de Obras Públicas do Chile, Sergio Bitar, estimou investimentos estatais em conexões com Bolívia e Argentina no montante entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões nos próximos cinco anos, no programa que qualificou como infra-estrutura para a globalização. O ministro apontou que parte dos investimentos está em curso e o montante não inclui melhorias de portos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20