No dia do encerramento da OTC Brasil a Chemtech anunciou os vencedores da 10 edição da Maratona Nacional de Engenharia, que teve como parceiros a Amil, Siemens e Visa Vale. O desafio dado aos alunos foi projetar uma plataforma do pré-sal integrando sustentabilidade, como redução de CO2 e redução do consumo de energia.
Os grandes campeões do evento foram Paulo Marçal Fernandes Filho e Rafael Simões, da Universidade de Brasilia (UnB), que participou pela primeira vez da maratona. "O grande desafio foi sintetizar o processo, a parte mais difícil foi a agilidade de processar as tarefas no pouco tempo que tivemos", afirmou Paulo. "Nosso diferencial foi o entrosamento. Estudamos juntos desde o começo da faculdade e por sorte foos selecionados como dupla para participar", disse Rafael.
No segundo lugar, ficou a dupla da Universidade Federal Fluminense (UFF), formada por Rafael Pereira e Felipe Chicralla. A instituição já é veterana na Maratona, desde as primeiras edições, e repetindo o feito de 2008, conquistaram mais uma vez uma posição entre os melhores colocados da competição. A UNICAMP também fez bonito e classificou a dupla Renan Ranelli e Paulo Roberto Polasti em terceiro lugar.
Além destas equipes, participaram da semifinal, duplas da UFMG, UFRJ e UFSCAR.
De acordo com o CEO da Chemtech, Daniel Moczydlower, esta maratona é também um processo de recrutamento, que em um primeiro momento teve mais de 700 inscrições, com 240 selecionados.