Pré-sal

Chega a 1,5 milhão de barris entre janeiro e maio de 2020 a parcela de petróleo da União no regime de partilha de produção

Redação/Assessoria PPSA
13/07/2020 20:06
Chega a 1,5 milhão de barris entre janeiro e maio de 2020 a parcela de petróleo da União no regime de partilha de produção Imagem: FPSO Pioneiro de Libra Visualizações: 814 (0) (0) (0) (0)

A parcela de petróleo da União nos três contratos que estão em produção no regime de partilha somou 1,5 milhão de barris de janeiro a maio deste ano, um acréscimo de 50% em relação ao mesmo período de 2019. Os dados são do Boletim Mensal de Contratos de Partilha de Produção produzido pela Pré-Sal Petróleo (PPSA), gestora dos contratos, e divulgado nesta segunda-feira, 13. A produção da Área de Desenvolvimento Mero (contrato de Libra), realizada pelo FPSO Pioneiro de Libra (foto), é a principal responsável por este resultado, seguida de Entorno de Sapinhoá e Sudoeste de Tartaruga Verde.

O Pioneiro de Libra teve seu primeiro óleo em novembro de 2017, marcando o início da produção comercial no regime de partilha de produção. Desde então, já foram produzidos neste regime 39,3 milhões de barris de petróleo nos três contratos. A parcela da União acumulada neste período é de 6,3 milhões de barris de petróleo.

No mês de maio, a produção total (Consórcios e União) média diária dos três contratos foi de 42 mil barris de petróleo dia (bpd), sendo 22 mil bpd na Área de Desenvolvimento de Mero; 8 mil bpd em Entorno de Sapinhoá; e 12 mil bpd em Sudoeste de Tartaruga Verde. O resultado é 5% superior ao registrado em maio de
Institucional2019 (40 mil bpd) e 25% inferior à produção de abril de 2020.

A queda em relação a abril de 2020 reflete o procedimento de troca da linha de produção de óleo de 8 polegadas para linha de serviço de 6 polegadas, ocorrida ao final do mês de abril, e a interrupção da produção, no final de maio, devido às condições meteoceanográficas (ondas acima de 4m).

O óleo lucro diário da União foi de cinco mil bpd em maio. O resultado inferior ao de abril é explicado pela redução da produção de Mero e pelo aumento da recuperação de custos em Sapinhoá, que deixou menos excedente em óleo para ser partilhado.

Gás Natural

Em maio de 2020, a produção total (Consórcios e União) média diária dos dois contratos com aproveitamento comercial do gás natural foi de 288 mil m³/dia, sendo 201 mil m³/dia em Entorno de Sapinhoá; e 87 mil m³/dia em Sudoeste de Tartaruga Verde. O número reflete um aumento de 2,5% em comparação a maio de 2019. Na ocasião, a produção totalizava 281 mil m³/dia. O gás natural produzido em Mero não teve aproveitamento comercial até o momento. O gás lucro diário da União foi de 40 mil m³.

Entre janeiro e maio deste ano, as duas áreas produziram 43 milhões de metros cúbicos, sendo a parcela da União de 15,6 milhões de metros cúbicos.

Sobre a Pré-Sal Petróleo

O regime de partilha de produção vigora no Polígono do Pré-Sal e em áreas estratégicas (Bacias de Campos e Santos) desde 2010. A Pré-Sal Petróleo é gestora de 17 contratos de partilha de produção. A empresa também representa a União nos Acordos de Individualização da Produção e é responsável por comercializar a parcela de petróleo e gás da União.

Acesse o boletim no site da Pré-Sal Petróleo: http://www.presalpetroleo.gov.br/ppsa/conteudo/boletim_mensal-julho-10.07_(4).pdf

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
Sustentabilidade
Foresea conquista Selo Social e apresenta resultados exp...
08/07/25
Meio Ambiente
Tecnologia da Unicamp viabiliza produção sustentável de ...
08/07/25
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.