Um centro de informações sobre a instalação do estaleiro OSX em Biguaçu, na Grande Florianópolis, está aberto na cidade para que a população esclareça suas dúvidas sobre o empreendimento de R$ 2,5 bilhões.
Inaugurado há dois meses, o centro vem recebendo cerca de 50 pessoas diariamente — 98% delas interessadas em informações sobre os cursos de qualificação. Se o empreendimento for instalado no Estado, 3,5 mil empregos diretos deverão ser gerados durante a construção e 4 mil depois, na fase de operação. Para se candidatar às vagas, é preciso qualificação.
Lucilene Espezim, 29 anos, foi uma das pessoas a visitar o centro nesta quinta-feira. Desempregada há um ano, pretende realizar o curso de carpintaria. Foi aconselhada a ir à Secretaria de Desenvolvimento da cidade, onde é possível se inscrever até esta sexta-feira. São 90 vagas para cursos em Biguaçu e outras 90 em Governador Celso Ramos.
Informações sobre os impactos causados na natureza pelo estaleiro e como ele será construído também são fornecidas no centro. Ainda é possível ler os relatórios de impacto ambiental. Adelson Valdir Gonçalves, 40 anos, também esteve no centro. Ele já participou de uma audiência sobre o estaleiro e foi pedir para que um representante da OSX, empresa que pretende construir o empreendimento, visite seu bairro para esclarecer os moradores.
Além do centro de informação, dúvidas poderão ser tiradas, na próxima semana, em audiências públicas. Os danos ambientais e o crescimento econômico provocado pelo empreendimento estão sendo discutidos no Estado desde dezembro do ano passado, quando o relatório de impacto ambiental foi concluído.
O telefone do centro de informações é (48) 3243-5705 ou (48) 3243-5705.