Sustentabilidade

Cedae fornecerá água de reúso para obras do Porto Maravilha

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) assinou na quinta-feira (7) um contrato com o Consórcio Porto Rio - responsável pelas obras do Porto Maravilha - com o objetivo de fornecer água de reúso da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria

Redação
08/03/2013 06:52
Visualizações: 1301
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) assinou na quinta-feira (7) um contrato com o Consórcio Porto Rio - responsável pelas obras do Porto Maravilha - com o objetivo de fornecer água de reúso da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria para as obras de revitalização da região do Porto do Rio de Janeiro. Pela primeira vez, a água produzida a partir dos efluentes secundários gerados na ETE Alegria será reaproveitada para o abastecimento de equipamentos de perfuração de rochas e para umedecer bases de pavimentos, vias e calçadas.

"Essa iniciativa é muito avançada do ponto de vista ambiental porque reaproveita uma água não utilizada para fins humanos para uma série de obras de infraestrutura. Independentemente do lado comercial, já que a empresa vai poder adquirir uma água mais barata, essa é uma ação sustentável, que faz um uso racional da água. Tenho certeza que surgirão muitos outros projetos a partir desse", afirmou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Para produzir a água de reúso, será implantado dentro da estação, em uma área de 400 metros quadrados, um sistema de filtração, medição e desinfecção dos efluentes, com capacidade de produção de 80 metros cúbicos de água por hora. Além disso, o sistema possuirá dois filtros, bomba dosadora de cloro, tanque hipoclorito de sódio e um hidrômetro que medirá o volume de água de reúso produzida. Após o tratamento, a água será transportada em caminhões-pipa, devidamente identificados como transportes de material de reúso, até o canteiro de obras na região portuária. A previsão é de que sejam consumidos cerca de 5,5 mil metros cúbicos de água de reúso por mês. O material produzido na ETE Alegria começará a ser utilizado nas obras do Porto Maravilha em cerca de 30 dias.

"Para esse projeto vamos construir um sistema de desinfecção e um ponto de abastecimento dentro da estação de tratamento de esgotos, mas isso é um investimento minoritário, já que a maior parte do investimento já foi feito na própria construção da ETE Alegria. Além disso, para evitar que a água produzida tenha outros fins, os caminhões de transporte receberão uma identificação específica para que as pessoas saibam que se trata de água de reúso para fins de construção", explicou Victer.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Evento
ABPIP realiza 1º Workshop ABPIP + ANP 2026 sobre especif...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
Pessoas
Abegás elege nova composição do Conselho de Administraçã...
27/02/26
Firjan
Mesmo com tarifaço, petróleo faz corrente de comércio do...
26/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Resultado
ENGIE Brasil Energia cresce 14,6% em receita e investe R...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Premiação
BRAVA Energia recebe prêmio máximo na OTC Houston pelo p...
25/02/26
Documento
ABPIP apresenta Agenda Estratégica 2026 ao presidente da...
25/02/26
Câmara dos Deputados
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na tr...
25/02/26
FEPE
O desafio de formar e atrair talentos para a indústria d...
24/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
24/02/26
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Onshore
Possível descoberta de petróleo no sertão cearense mobil...
23/02/26
Oferta Permanente
ANP realizará audiência pública sobre inclusão de 15 nov...
23/02/26
Internacional
Brasil e Índia: aliança no setor de bioenergia em pauta ...
23/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.