Rio+20

CEBDS lança documento para apoiar as empresas e o país rumo ao desenvolvimento sustentável

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou à pouco na Rio+20, a publicação "Visão Brasil 2050". O documento é uma adaptação para a realidade brasileira do relatório Vision 2050, produzido pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCS

Redação
22/06/2012 14:53
Visualizações: 430
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou à pouco na Rio+20, a publicação "Visão Brasil 2050". O documento é uma adaptação para a realidade brasileira do relatório Vision 2050, produzido pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). O objetivo é apoiar as empresas e o país rumo ao desenvolvimento sustentável.
 
 
Para o CEBDS, o maior ganho desse histórico documento é nortear a discussão de uma agenda comum que congregue desenvolvimento e sustentabilidade no Brasil, tornando o diálogo entre esses segmentos possível e evitando que as decisões sejam tomadas de forma unilateral e com visão de curto prazo.
 
 
"O Visão Brasil 2050 é a nova agenda para os negócios no país que se baseia na realidade nacional a fim de apontar as metas necessárias para que o Brasil seja líder na economia verde e no desenvolvimento sustentável", explicou Marina Grossi, presidente do CEBDS. De acordo com a executiva, o relatório foi montado a partir de nove pilares fundamentais: Valores das pessoas; Desenvolvimento humano; Economia; Agricultura; Florestas; Energia; Edifícios; Recursos & Insumos e Mobilidade.
 
Como principais desafios dessa agenda, o documento aponta a necessidade de incentivar atividades de baixo carbono, instituir o pagamento por serviços ambientais e estimular iniciativas sustentáveis para as áreas de habitação, saneamento, mobilidade, resíduos sólidos e formação profissional.
 
 
Segundo a presidente do CEBDS o processo de adaptação do relatório durou mais de um ano, mobilizando os maiores especialistas de múltiplos setores. "Nossa intenção é contribuir para que empresas, governos e sociedade possam estar juntos no planejamento do futuro que queremos para o Brasil", aponta.
 
 
Marina Grossi comenta ainda que o lançamento deste documento na Rio+20 é emblemático e representa a importância deste momento em que precisamos decidir se queremos viver em um país melhor ou se preferimos seguir para esse cenário de mudanças climáticas graves, crises financeiras profundas, crescimento desordenado nas cidades e perdas irrecuperáveis em todos os biomas. "Se vamos interromper esse processo ou não é uma escolha nossa. De cada um e de todos nós", conclui.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Entrevista exclusiva: Rosatom mira o Brasil e reforça pr...
07/04/26
Resultado
Porto do Açu garante R$ 237 milhões em royalties retroat...
07/04/26
Pessoas
Angélica Laureano é a nova Diretora Executiva de Logísti...
07/04/26
Biometano
ANP credencia primeiro Agente Certificador de Origem (AC...
07/04/26
ANP
Conteúdo local: ANP ultrapassa marco de 30 TACS
07/04/26
Cana Summit
Juros elevados e crédito mais restrito colocam fluxo de ...
07/04/26
PPSA
União recebe R$ 917,32 milhões por redeterminação de Tupi
07/04/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preço médio da safra 25/26 supera o da tem...
07/04/26
Estudo
Brasil amplia dependência de térmicas, mas falta de esto...
06/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP publica novo edital
06/04/26
Tributação
Infis Consultoria promove 4º Seminário Tributação em Óle...
06/04/26
Hidrogênio Verde
Estudo no RCGI mapeia regiões com maior potencial para p...
06/04/26
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23