América do Sul

CDS inicia perfuração do primeiro poço no Paraguai em duas semanas

BNamericas
11/10/2005 00:00
Visualizações: 547

CDS Energy, unidade paraguaia da britânica CDS Oil and Gas Group, planeja começar a perfurar um poço de exploração no bloco Gabino Mendoza, na bacia de Chaco de Paraguai, em aproximadamente duas semanas, informou a CDS em um comunicado.

O investimento no poço será de aproximadamente US$ 4 milhões, disse à BNamericas o presidente e gerente geral da CDS, James Wade.   
 
A perfuração deveria completar-se em cerca de um mês e meio ou dois meses, disse Wade. "Deverá ser um poço bastante rápido e não apresentará dificuldades", resumiu.

O poço de 3.200 m, chamado de Independência III, que seria o primeiro da CDS no país, terá uma profundidade de 200 metros desde o poço Independência I perfurado em 1993 pela firma paraguaia Primo Cano Martínez.

O poço Independência I produziu em março de 2004 um total de 960 mil pés cúbicos por dia de gás, dos quais 94% foi metano.

"Esperamos encontrar gás, mas não saberemos até perfurar", destacou Wade, que acrescentou que seria prematuro especular sobre os mercados para o gás.

A bacia de Chaco é localizada no noroeste do Paraguai, próxima à fronteira da Bolívia.

A Nabors International começou a mobilizar desde Santa Cruz, na Bolívia, a plataforma 426 que estava em espera de CDS, se lê no comunicado.

CDS començou a ter cotas na bolsa AIM de Londres em 29 de setembro. Os lucros que obtenha financiarão o primeiro poço da empresa no Paraguai e entregarão capital de trabalho adicional, acrescentou Wade. 

A empresa se formou em março de 2004 com o objetivo de explorar o potencial de exploração e produção de petróleo e gás na bacia de Chaco. CDS Energy, filial da CDS na que possui 98,1%, possui licenças para os três blocos que abarcam um total de 2,9 milhões de hectares nesta bacia. 

A CDS Energy possui participações em exploração em 100% no bloco de 40 mil hectares Gabino Mendoza, no bloco de 2,3 milhões de hectares Boqueron e no de 491.077 hectares PG&E.

A Primo Cano Martínez possui uma regalia prioritária bruta de 3,5% no bloco Ganbino Mendoza e a empresa local PG&E tem uma de 0,6% no bloco PG&E.

Entre 1947 e 1993 programas de exploração realizados por diversas petroleiras locais e norte-americanas perfuraram 26 poços em propriedades de CDS dos quais 22 continham mostras de hidrocarbonetos, se lê no comunicado.

A CDS identificou diversos prospectos e pistas para seguir uma estratégia de perfuração de poços gêmeos a 200 metros de distância de outros antigos com mostras de hidrocarbonetos. Planeja perfurar ao menos um poço em cada bloco "dependendo da disponibilidade de fundos" agrega o documento.

"Temos planos para poços adicionais e falaremos deles em seu devido momento", comentou Wade. "Cruzaremos essa ponte quando chegarmos".

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.