Evento

CCEE e MME reúnem lideranças do setor elétrico para discutir justiça tarifária e liberdade do consumidor

Seminário contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o Presidente da Câmara, Alexandre Ramos.

Redação TN Petróleo/Assessoria CCEE
12/07/2024 14:35
CCEE e MME reúnem lideranças do setor elétrico para discutir justiça tarifária e liberdade do consumidor Imagem: Divulgação Visualizações: 2607

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, em parceria com o Ministério de Minas e Energia – MME, realizou um dos eventos mais importantes da história recente do mercado nesta sexta-feira (12), o Seminário Justiça Tarifária e Liberdade do Consumidor. O encontro reuniu as principais lideranças do Poder Concedente, agentes e toda a sociedade para debater alguns dos maiores desafios e oportunidades do setor: o peso dos encargos, os caminhos para redução dos subsídios, e a ampliação do acesso ao mercado livre de energia.

O Presidente do Conselho de Administração da Câmara, Alexandre Ramos, participou dos painéis, bem como o Excelentíssimo Ministro Alexandre Silveira. Junto a eles, figuraram a Diretora-Geral substituta da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Agnes da Costa, os Deputados e membros da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Arnaldo Jardim e Danilo Forte, os Presidentes do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e da Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Marcio Rea e Thiago Prado, e o Presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico – FASE, Mario Menel.

Com cerca de 600 pessoas na plateia, Ramos abriu os debates reforçando a preparação da CCEE para acolher os consumidores que já migraram e ainda vão chegar ao mercado livre com a sua liberação para toda a sociedade. "A oportunidade de migração, quando realizada de forma contínua, previsível e sustentável, promove o crescimento econômico e a possibilidade de uma conta de luz mais barata para os cidadãos. A Câmara investiu fortemente em tecnologia, processos, pessoas e está pronta para viabilizar a abertura, quando tivermos a regulamentação adequada. O evento de hoje foi mais uma oportunidade para discutir os caminhos e defender pautas que vão beneficiar o consumidor", declarou.

O seminário foi dividido em três painéis, todos com moderação de representantes do MME. O Painel 1 teve como tema "O peso dos encargos na conta de luz e caminhos para sua redução". O Painel 2 tratou sobre "Os subsídios na conta de luz e caminhos para sua redução". O terceiro e último painel abordou a "Liberdade do consumidor e a portabilidade da conta de luz".

"Queremos, com muita transparência e espírito público, debater ideias e construir alternativas concretas para melhorar a vida da nossa gente. E esses resultados somente serão alcançados se houver um firme propósito de todos nós em deixarmos de lado os interesses específicos de cada grupo, para alcançarmos o bem comum", explicou Alexandre Silveira. O principal objetivo, segundo o ministro de Minas e Energia, é alcançar uma conta de luz mais justa, protegendo, principalmente, o consumidor mais carente.

O seminário foi dividido em três painéis, todos com moderação de representantes do MME. O Painel 1 teve como tema "O peso dos encargos na conta de luz e caminhos para sua redução". O Painel 2 tratou sobre "Os subsídios na conta de luz e caminhos para sua redução". O terceiro e último painel abordou a "Liberdade do consumidor e a portabilidade da conta de luz".
 

Sobre a CCEE - A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Em suas operações, que envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado, liquida anualmente mais de R$ 150 bilhões.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25