<P>A Caixa Econômica Federal (CEF) recebeu sinal verde do Banco Central (BC) para fazer operações de financiamento às exportações. É um momento histórico para nós, disse o superintendente de negócios internacionais da Caixa, Flávio Petró.<BR><BR>Estamos acertando os últimos detalhes do ...
Jornal do Commercio (PE)A Caixa Econômica Federal (CEF) recebeu sinal verde do Banco Central (BC) para fazer operações de financiamento às exportações. É um momento histórico para nós, disse o superintendente de negócios internacionais da Caixa, Flávio Petró.
Estamos acertando os últimos detalhes do desenho de nossa estrutura operacional e vamos começar a operar nos próximos meses. A intenção da Caixa é explorar o nicho de mercado das pequenas e médias empresas. Será a nossa ênfase, afirmou Petró. Os grandes exportadores, no entanto, não encontrarão as portas da Caixa fechadas. Se houver demanda, vamos também trabalhar com os exportadores de maior porte, disse.
Na outra ponta, a Caixa também recebeu do BC a autorização para financiar importações com valor máximo de R$ 20 mil. Foi esse o nosso pedido. Nas importações, queremos começar mesmo de forma mais cautelosa, explicou. Para realizar os financiamentos, a Caixa espera levantar os recursos necessários no mercado internacional. Podemos acessar linhas de financiamento ofertadas por bancos estrangeiros e também emitir títulos no mercado internacional, disse Petró.
As negociações com bancos internacionais já estão em andamento. O que não falta é banco interessado em negociar conosco, disse o executivo. O volume de recursos a ser disponibilizado aos exportadores, de acordo com Petró, ainda se encontra em discussão. Para viabilizar a captação dos recursos, a Caixa pretende abrir dois escritórios de representação no exterior. Vamos ter um escritório no Japão e outro em Nova Iorque, disse Petró.
A hipótese de criação de uma subsidiária fora do País não está nos planos da instituição. Sobre a possibilidade de comprar dólares em mercado para o Tesouro Nacional, o executivo explicou que o objetivo primordial da Caixa é atuar no financiamento ao comércio externo. Vamos ficar concentrados neste nicho do mercado, disse.
Fonte: Jornal do Commercio (PE)
Fale Conosco