O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, reuniu-se ontem (7) com parlamentares da bancada fluminense do Congresso Nacional para discutir o marco regulatório do petróleo da camada pré-sal. Segundo o governador, apesar da diversidade de partidos políticos que compõe a bancada, todos devem defender os interesses do Rio de Janeiro.
De acordo com Cabral, o principal ponto de discussão deve ser a proposta da União de acabar com a participação especial paga aos estados produtores.
“A participação especial tem uma enorme importância e nós queremos, junto com a União, discutir esse tema. Isso é fundamental e isso que não está muito claro. Temos que discutir e esclarecer nossos parlamentares.”
Sobre a capitalização da Petrobras pela União, o governador acredita ser importante fortalecer a empresa, mas dentro de regras claras de mercado. “A Petrobras não pode ser maior que o Brasil”, defendeu.
A bancada do Rio é composta por 46 deputados federais de 17 partidos políticos e três senadores.
Até o momento, não foi divulgado o número de parlamentares presentes. A reunião está sendo realizada no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador.