Aquisição

Bruxelas aprova compra da Exxon Mobil pela Galp

Agência Lusa
03/11/2008 02:51
Visualizações: 1282

A Comissão Europeia aprovou hoje a aquisição das filiais ibéricas da Exxon Mobil pela Galp Energia, mediante a alienação de alguns activos e participações por parte da Galp. Em comunicado, o executivo comunitário assinala que “a operação proposta, tal como inicialmente notificada, iria suscitar preocupações de concorrência em determinados mercados de produtos petrolíferos refinados em Portugal”, tendo a Galp proposto “a alienação de alguns activos e participações”, a fim de eliminar as preocupações da Comissão de acordo com a Lusa.

 

“Tendo em conta estes compromissos, a Comissão concluiu que a operação projectada não entravaria significativamente uma concorrência efectiva no Espaço Económico Europeu (EEE) ou numa parte substancial deste”, acrescenta a Comissão Europeia. A Comissão receava designadamente problemas de concorrência nos mercados da venda por grosso de gasóleo, GPL em botijas, GPL a granel, combustíveis para a aviação e lubrificantes, pois “em todos estes mercados, a Galp detinha quotas de mercado significativas mesmo antes da operação e a concentração conduziria a um reforço da sua posição dominante”.

 

Bruxelas assinala que, “a fim de eliminar estas preocupações de concorrência, a Galp propôs a alienação de um terminal marítimo, que serve igualmente uma unidade de enchimento de GPL, uma instalação de armazenamento para combustíveis líquidos e GPL e uma unidade de mistura de lubrificantes”.

 

Além disso, aponta a Comissão, “a Galp comprometeu-se a alienar algumas participações da Esso em empresas comuns aeroportuárias e outros activos relacionados com operações de abastecimento de aeronaves em aeroportos portugueses”, sendo que “as alienações incluem igualmente a transferência de pessoal, clientes e contratos de fornecimento”.

 

“Após uma consulta aos terceiros interessados relativamente a estes compromissos”, a Comissão concluiu que “as actividades a alienar seriam viáveis e que as alienações eliminariam as preocupações de concorrência identificadas”. Já quanto aos mercados espanhóis, a investigação da Comissão concluiu que a operação projectada não iria “alterar de forma significativa a estrutura dos mercados espanhóis relevantes, na medida em que um número significativo de concorrentes credíveis mais importantes continuará a exercer uma pressão concorrencial sobre a entidade resultante da concentração”.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
Combustível
Etanol encerra a semana em alta e com reação diante do a...
15/06/26
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.