Operação no Complexo Potiguar não terá mudanças.
Redação TN Petróleo/Assessoria Brava EnergiaA BRAVA Energia anunciou a assinatura de contrato com a PetroReconcavo para a parceria envolvendo a venda de 50% da infraestrutura de escoamento e processamento de gás natural na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, e definição de compromissos de suprimento de gás entre as empresas. A operação no estado não sofrerá alterações e permanecerá sendo tocada pela BRAVA.
"O contrato firmado com a PetroReconcavo é fruto de um esforço direcionado à otimização da performance e ao máximo aproveitamento dos ativos de infraestrutura. O propósito fundamental dessa parceria é alcançar uma maior eficiência operacional, reduzindo os custos envolvidos na operação", afirma o CEO da BRAVA Energia, Décio Oddone (foto).
Na visão do executivo, o negócio é uma maneira de fortalecer e ampliar a confiabilidade tanto da produção quanto do escoamento do gás natural e de seus derivados. "É um exemplo do que pode ser feito para otimizar a operação no onshore brasileiro", completa.
O valor total da transação é de US$ 65 milhões, sendo 10% pagos na assinatura, 25% pagos em até 10 dias úteis contados após a aprovação da transação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), 50% no fechamento da transação, contingente à conclusão de condições precedentes, e 15% restantes de forma fracionada, de acordo com etapas do processo de transferência imobiliária.
O acordo firmado inclui 50% das Unidades de Processamento e Gás Natural II e III, do gasoduto de escoamento Livramento/Guamaré e das esferas de Gás Natural Liquefeito, ativos que compõem a infraestrutura de escoamento e processamento de gás natural localizada no Ativo Industrial de Guamaré.
"A parceria entre a BRAVA e a PetroReconcavo no midstream de gás natural do Rio Grande Norte reflete a visão dinâmica da companhia em relação ao seu portfólio, extraindo o máximo, da maneira mais efetiva possível", afirma o Diretor de Novos Negócios, Trading e Downstream, Pedro Medeiros.
O contrato prevê, ainda, o estabelecimento de comitês operacionais com membros das duas companhias, o compartilhamento de utilidades e serviços do Ativo Industrial de Guamaré que suportam a operação das UPGNs, e a assinatura de compromisso de aquisição de gás natural da PetroReconcavo pela BRAVA por cinco anos, contados a partir do segundo semestre de 2025. O volume contratado médio é de 150Mm3/d durante a vigência do contrato.
Fale Conosco
22